E-LEARNING
Primeiros Socorros Psicológicos: Teoria e Prática  | 17ª Edição

Datas: 11 de Novembro de 2019 a 27 de Dezembro de 2019 | Duração total: 60h | 55h formato e-learning e 5h de sessões síncronas (Videoconferência – Skype) | Preço: 57€ * | Destinatários: Público em geral com interesse no tema.

Os primeiros socorros psicológicos são uma ferramenta útil para que quem se dedica ao trabalho humanitário e ao voluntariado, possa ajudar pessoas em choque ou em crise. Estas ferramentas podem ainda ser utilizadas, de forma mais geral, em diversos contextos de forma preventiva e interventiva, tal como em situações do dia-a-dia, por exemplo ataques de pânico.

Perante um evento crítico, as pessoas podem ficar desorganizadas ou afetadas por emoções intensas, mostrando apatia ou desespero. Assim, os Primeiros Socorros Psicológicos têm como objetivo proporcionar apoio humano básico; fornecer informação prática; e mostrar empatia, preocupação, respeito e confiança nas capacidades do indivíduo para superar as dificuldades (estratégias de coping).

Reconhecendo a relevância e pertinência desta temática, o Metas & Horizontes promove o Curso “Primeiros Socorros Psicológicos: Teoria e Prática“, em formato e-learning (realizado totalmente on-line) com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos:

  1. Conhecer conceitos enquadradores da Psicologia de Emergência;
  2. Conhecer as principais características do comportamento humano em situações de emergência;
  3. Identificar os objetivos e princípios dos Primeiros Socorros Psicológicos;
  4. Conhecer técnicas de intervenção de Primeiros Socorros Psicológicos;
  5. Saber as linhas de ação nos diferentes cenários de Emergência;
  6. Saber aplicar o Modelo dos Primeiros Socorros Psicológicos;
  7. Conhecer medidas de autoproteção para técnicos;
  8. Reconhecer as implicações do stress na saúde dos profissionais.

Conteúdos Programáticos:

Módulo I – Conceitos Enquadradores da Psicologia de Emergência:

  • Definição de Crise e Emergência
  • Definição de Incidente Crítico
  • Características do Incidente Crítico
  • Incidente Traumático
  • Trauma Psicológico
  • Perturbação de Stress Pós-Traumático
  • Definição de Stress
  • Definição de Eustress e Distress
  • Definição de Coping
  • Coping Adaptativo
  • Tipos de Coping Existentes

Módulo II – Principais Características do Comportamento Humano em Situações de Emergência:

  • Emergências Psiquiátricas
  • Incidentes Multivítimas e Situações de Exceção/Crise
  • Fatores mediadores do impacto de um incidente crítico
  • Reações normais face a um evento traumático
  • Reações Normais Vs patológicas

Módulo III – Objetivos e Princípios dos Primeiros Socorros Psicológicos:

  • Definição de Primeiros Socorros Psicológicos
  • Princípio Essencial dos Primeiros Socorros Psicológicos
  • Princípios Básicos dos Primeiros Socorros Psicológicos
  • Primeiros Socorros Psicológicos Vs Psicoterapia
  • Recomendações na Aplicação dos PSP
  • Abordagem à Vítima – linhas de ação nos diferentes cenários de Emergência Psicológica
  • Atuação Da Equipa de Emergência

Módulo IV – Técnicas de Intervenção de Primeiros Socorros Psicológicos:

  • Técnicas de Primeiros Socorros Psicológicos
  • Modificar a Ativação Fisiológica
  • Técnicas de Relaxamento Respiratório
  • Modificar a ativação Emociona
  • lTécnicas de Estabilização Emocional
  • Modificar a ativação Cognitiva
  • Técnica de Grounding
  • Aspetos Facilitadores de Comunicação

Módulo V – Modelo de Primeiros Socorros Psicológicos e Medidas de autoproteção para técnicos:

  • Modelo de Primeiros Socorros Psicológicos
  • Etapas do Modelo de Primeiros Socorros Psicológicos
  • Medidas de autoproteção para técnicos
  • Fatores de Stress
  • Reconhecimento dos fatores psicossociais na saúde e na doença
  • Qualidade de Vida no Trabalho
  • Importância da Gestão do Stress e da Ansiedade
  • Stress: Sinais de alerta

Inscrições: Para se inscrever neste Curso, preencha o formulário no link centrohorizontes.pt/inscricao, indicando os dados solicitados, até dia 13 de Novembro (inclusive).

Serão enviadas por e-mail, até dia 15 de Novembro, as credenciais de acesso à plataforma Moodle da Horizontes.

*Inscrições de grupos de 3 ou mais pessoas: desconto de 10€ sobre o valor final da formação (preço final 47€). Para inscrições de grupo, enviar e-mail para formacao@centrohorizontes.pt, com os respetivos nomes, números de cartão de cidadão e contactos (e-mail e telefónicos) dos participantes.

Formadora: Dr.ª Sónia Carvalho, Psicóloga, com especialização na área clínica e da saúde. Experiência profissional em diferentes contextos da saúde, no âmbito da formação e intervenção com públicos de diferentes faixas etárias, bem como em contextos de intervenção humanitária de crise e emergência.

Autora dos artigos: “Exploração empírica dos conceitos de mindfulness e evitamento experiencial na explicação do comportamento alimentar: Indicações para o tratamento da obesidade”. Axioma – Publicações da Faculdade de Filosofia (2017); “A Personalidade na Etiologia e Progressão da Doença Física”. Portal dos Psicólogos – Psicologia.com.pt (2010).

Certificação: No final do curso, cada participante receberá um certificado comprovativo da sua participação, com as classificações obtidas em cada um dos módulos.

Mindfulness: Teoria e Prática  | 19ª Edição

Datas: 15 de Novembro de 2019 a 18 de Dezembro de 2019 | Duração total: 50h | 46h formato e-learning e 4h de sessões síncronas (Videoconferência – Skype) | Preço: 57€ * | Destinatários: Público em geral com interesse no tema.

O Mindfulness consiste na consciência momento-a-momento. Cultiva-se esta atitude dirigindo a nossa atenção, de forma intencional, a coisas às quais normalmente não dedicamos muito tempo. É uma abordagem sistemática, para que se possam desenvolver novas formas de controlo e sabedoria nas nossas vidas, baseada nas nossas capacidades internas para relaxarmos, dedicarmos a atenção, consciência e insight ao que ocorre ao longo do dia.

Considerando a pertinência desta temática, o Metas & Horizontes promove o Curso Mindfulness: Teoria e Prática, em formato E-learning (realizado totalmente on-line) com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos:

  • Conhecer e aplicar as Técnicas de Meditação e Relaxamento nas diferentes situações do dia-a-dia.
  • Dotar de estratégias para:
    • Reduzir o stress, a irritabilidade e as preocupações;
    • Aumentar e promover a sua capacidade de concentração e de memória, quer a nível pessoal, quer a nível profissional.

Conteúdos Programáticos:

Módulo I – Enquadramento Conceptual

  • Conceitos de Mindfulness/Atenção Plena
  • Conceito de Piloto Automático vs Atenção Plena
  • A Prática de Mindfulness

Módulo II – Estratégias e Competências de Mindfulness

  • Para que serve o Mindfulness?
  • Meditação e Respiração
  • Competências para a prática de Mindfulness

Módulo III – Emoções e Pensamentos

  • As emoções e o seu funcionamento
  • Emoções Positivas Vs emoções negativas
  • Meditação e Pensamentos: Que relação?

Módulo IV – Componente Experiencial

  • Body Scan
  • Relaxamento
  • Análise Prática da Experiência de Mindfulness

Inscrições: Para se inscrever neste Curso, preencha o formulário no link centrohorizontes.pt/inscricao, indicando os dados solicitados, até dia 12 de Novembro (inclusive).

Serão enviadas por e-mail, até dia 14 de Novembro, as credenciais de acesso à plataforma Moodle da Horizontes.

*Inscrições de grupos de 3 ou mais pessoas: desconto de 10€ sobre o valor final da formação (preço final 47€). Para inscrições de grupo, enviar e-mail para formacao@centrohorizontes.pt, com os respetivos nomes, números de cartão de cidadão e contactos (e-mail e telefónicos) dos participantes.

Formadora: Dr.ª Sónia Carvalho, Psicóloga, com especialização na área clínica e da saúde. Experiência profissional em diferentes contextos da saúde, no âmbito da formação e intervenção com públicos de diferentes faixas etárias, bem como em contextos de intervenção humanitária de crise e emergência.

Autora dos artigos: “Exploração empírica dos conceitos de mindfulness e evitamento experiencial na explicação do comportamento alimentar: Indicações para o tratamento da obesidade”. Axioma – Publicações da Faculdade de Filosofia (2017); “A Personalidade na Etiologia e Progressão da Doença Física”. Portal dos Psicólogos – Psicologia.com.pt (2010).

Certificação: No final do curso, cada participante receberá um certificado comprovativo da sua participação, com as classificações obtidas em cada um dos módulos.

Ludoterapia e Ludodiagnóstico | 19ª Edição

Datas: 23 de Novembro de 2019 a 26 de Dezembro de 2019 | Duração total: 50h | 46h formato e-learning e 4h de sessões síncronas (Videoconferência – Skype) | Preço: 58€ * | Destinatários: Psicólogos e Estudantes de Psicologia.

A Ludoterapia, ou seja, terapia por meio do brincar, é uma forma de psicoterapia, cuja meta é promover ou restabelecer o bem-estar psicológico do indivíduo através de atividades lúdicas. Por exemplo, no contexto do desenvolvimento social da criança, a atividade lúdica faz parte do reportório infantil e integra as dimensões da interação humana (regras, comportamentos, simulações ou faz-de-conta, aprendizagem observacional e modelagem). Assim a possibilidade de uso integrado de diversas técnicas, explica e justifica a aplicação da Ludoterapia a diversas problemáticas relativas ao comportamento e desempenho das crianças.

Assim, considerando relevância desta abordagem terapêutica e diagnóstica, o Metas & Horizontes promove o Curso Ludoterapia e Ludodiagnóstico”, em formato e-learning (realizado totalmente on-line) com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivo geral:

Compreender a forma de terapia destinada às crianças, recorrendo ao brincar para ajudar as crianças a resolver situações ou dificuldades, a amadurecer competências ou a promover os seus recursos.

Objetivos Específicos:

  • Utilizar o ludo como terapia e como diagnóstico;
  • Promover na criança competências e/ou recursos;
  • Ajudar a criança a expressar-se e a ultrapassar conflitos;
  • Compreender o brincar e o jogo.

Conteúdos Programáticos:

Módulo I – Enquadramento Conceptual 
– História e Evolução da Ludoterapia
– Correntes da Ludoterapia
– Ludoterapia e Ludodiagnóstico – o que são

Módulo II – O Brincar e o Jogo: A sua importância 
– O Brincar e a Criança
– Funções do Brincar
– O Brincar Simbólico
– O Brincar e o Processo Terapêutico

Módulo III – O Processo Ludoterapêutico
– Consulta de Ludoterapia
– O Setting: Sala e Mala de Ludoterapia
– O Ludoterapeuta e a relação terapêutica

Módulo IV – Ludodiagnóstico, testes e técnicas psicológicas 
– Instrumentos para o processo diagnóstico e/ou intervenção
– O uso dos testes no ludodiagnóstico
– Avaliação lúdica na psicoterapia infantil
– O brinquedo e o desenho como expressão e comunicação

Inscrições: Para se inscrever neste Curso, preencha o formulário no link centrohorizontes.pt/inscricao, indicando os dados solicitados, até dia 20 de Novembro (inclusive).

Serão enviadas por e-mail, até dia 22 de Novembro, as credenciais de acesso à plataforma Moodle da Horizontes.

*Inscrições de grupos de 3 ou mais pessoas: desconto de 10€ sobre o valor final da formação (preço final 48€ por pessoa). Para inscrições de grupo, enviar e-mail para formacao@centrohorizontes.pt, com os respetivos nomes, números de cartão de cidadão e contactos (e-mail e telefónicos) dos participantes.

Formadora: Dr.ª Sónia Carvalho, Psicóloga, com especialização na área clínica e da saúde. Experiência profissional em diferentes contextos da saúde, no âmbito da formação e intervenção com públicos de diferentes faixas etárias, bem como em contextos de intervenção humanitária de crise e emergência.
Autora dos artigos: “Exploração empírica dos conceitos de mindfulness e evitamento experiencial na explicação do comportamento alimentar: Indicações para o tratamento da obesidade”. Axioma – Publicações da Faculdade de Filosofia (2017); “A Personalidade na Etiologia e Progressão da Doença Física”. Portal dos Psicólogos – Psicologia.com.pt (2010).

Certificação: No final do curso, cada participante receberá um certificado comprovativo da sua participação, com as classificações obtidas em cada um dos módulos.

O Desenho Infantil como técnica em Psicologia | 4ª Edição

Datas: 27 de Setembro de 2019 a 30 de Outubro de 2019 | Duração total: 50h | 46h formato e-learning e 4h de sessões síncronas (Videoconferência – Skype) | Preço: 56€ * | Destinatários: Psicólogos e Estudantes de Psicologia.

Mais do que através da linguagem, a forma como a criança se expressa é através dos seus desenhos e mundo simbólico, ou seja, o desenho é para a acriança uma forma de se expressar e externalizar os seus sentimentos e vivências pessoais. Desta forma, o desenho infantil permite-nos avaliar a forma como a criança se vê a si mesma, a sua personalidade e a forma como experiencia os diferentes contextos em que se insere (escolar, familiar, etc.).

Considerando pertinência desta temática, o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional promove o Curso “O Desenho Infantil como técnica em Psicologia”, em formato e-learning (realizado totalmente on-line) com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos Gerais:

  • Compreender o desenho infantil no desenvolvimento da criança;
  • Compreender a importância do instrumento enquanto técnica projetiva na prática clínica;
  • Analisar e Interpretar o desenho infantil.

Objetivos Específicos:

  • Analisar o desenho infantil em diferentes etapas do desenvolvimento;
  • Saber aplicar o teste do desenho;
  • Compreender a importância do teste do desenho como técnica diagnóstica;
  • Saber interpretar e analisar os diferentes tipos de desenho, cores, traçado e disposição.

Conteúdos Programáticos:

Módulo I – Enquadramento Teórico

  • Evolução Histórica
  • O desenho Infantil
  • Fases de desenvolvimento do desenho infantil

Módulo II – O desenho como aliado da prática clínica

  • O Desenho enquanto Ferramenta de Expressão: O Mundo Interno da Criança
  • Interpretação do Teste do Desenho e a sua Importância como Técnica Diagnóstica

Módulo III – O Teste do Desenho

  • O Desenho enquanto Medida de Processos Psicológicos
  • Tipos de Desenho Infantil
  • Procedimentos a Adotar na Aplicação do Teste do Desenho

Módulo IV – Interpretação e Significados 

  • Desenho da Família
  • Desenho da Figura Humana
  • Desenho da Árvore
  • Desenho Livre
  • Jogo do Rabisco
  • Análise de Casos Clínicos

Inscrições: Para se inscrever neste Curso, preencha o formulário no link centrohorizontes.pt/inscricao, indicando os dados solicitados, até dia 24 de Setembro (inclusive).

Serão enviadas por e-mail, até dia 26 de Setembro, as credenciais de acesso à plataforma Moodle da Horizontes.

*Inscrições de grupos de 3 ou mais pessoas: desconto de 10€ sobre o valor final da formação (preço final 46€ por pessoa). Para inscrições de grupo, enviar e-mail para formacao@centrohorizontes.pt, com os respetivos nomes, números de cartão de cidadão e contactos (e-mail e telefónicos) dos participantes.

Formadora: Dr.ª Ana Paula Mendes, Psicóloga Clínica, com subespecialização na área Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas. Formadora certificada e autora da comunicação oral no IV congresso OPP: “A função contentora na parentalidade e construção de identidade: Estudo de Caso” (2018).

Certificação: No final do curso, cada participante receberá um certificado comprovativo da sua participação, com as classificações obtidas em cada um dos módulos.

Liderança Emocional e Motivação Humana na Gestão de Equipas | 7ª Edição

Datas: 12 de Outubro de 2019 a 14 de Novembro de 2019 | Duração total: 50h | 46h formato e-learning e 4h de sessões síncronas (Videoconferência – Skype) | Preço: 55€ * | Destinatários: Indivíduos que integrem equipas de trabalho ou que tenham como funções a sua coordenação, chefia ou direção. Público em geral com interesse nesta temática.

Liderar e motivar equipas é fundamental para aumentar a competitividade, bem como para um bom desempenho.

Reconhecendo que a liderança é fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência das relações e que as atitudes e comportamentos podem causar efeitos num grupo ou numa organização, depreendemos que a motivação será diretamente influenciada por esses fatores. Assim, Para o sucesso de um projecto ou equipa é importante que o seu líder saiba coordenar, dinamizar e motivar a atividade de cada um dos seus membros.

Considerando pertinência desta temática, o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional promove o Curso “Liderança Emocional e Motivação Humana na Gestão de Equipas”, em formato e-learning (realizado totalmente on-line) com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos:

  • Compreender os conceitos e a importância da liderança emocional e da motivação humana na gestão de equipas;
  • Reconhecer os diferentes estilos de liderança;
  • Conhecer diferentes teorias de motivação;
  • Reconhecer os diferentes tipos de conflitos;
  • Dotar de estratégias para lidar com conflitos;
  • Saber aplicar a motivação e a liderança à gestão de equipas.

Conteúdos Programáticos:

Módulo I – Enquadramento Teórico

  • A Inteligência Emocional
  • Competências da Inteligência Emocional
  • Ser Emocionalmente Inteligente

Módulo II – Liderança Emocional

  • Liderança: O que é?
  • Estilos de Liderança
  • Papel do Líder Emocional
  • Os 10 mandamentos do líder emocional

Módulo III – Motivação Humana

  • Definição de Motivação
  • Tipos de Motivação
  • Teorias da Motivação
  • Ciclo Motivacional

Módulo IV – Gestão de Equipas

  • Motivação de equipas
  • Liderança Eficaz

Inscrições: Para se inscrever neste Curso, preencha o formulário no link centrohorizontes.pt/inscricao, indicando os dados solicitados, até dia 9 de Outubro (inclusive).

Serão enviadas por e-mail, até dia 11 de Outubro, as credenciais de acesso à plataforma Moodle da Horizontes.

*Inscrições de grupos de 3 ou mais pessoas: desconto de 10€ sobre o valor final da formação (preço final 45€ por pessoa). Para inscrições de grupo, enviar e-mail para formacao@centrohorizontes.pt, com os respetivos nomes, números de cartão de cidadão e contactos (e-mail e telefónicos) dos participantes.

Formadora: Dr.ª Sónia Carvalho, Psicóloga, com especialização na área clínica e da saúde. Experiência profissional em diferentes contextos da saúde, no âmbito da formação e intervenção com públicos de diferentes faixas etárias, bem como em contextos de intervenção humanitária de crise e emergência.

Autora dos artigos: “Exploração empírica dos conceitos de mindfulness e evitamento experiencial na explicação do comportamento alimentar: Indicações para o tratamento da obesidade”. Axioma – Publicações da Faculdade de Filosofia (2017); “A Personalidade na Etiologia e Progressão da Doença Física”. Portal dos Psicólogos – Psicologia.com.pt (2010).

Certificação: No final do curso, cada participante receberá um certificado comprovativo da sua participação, com as classificações obtidas em cada um dos módulos.

Vitimologia (10ª Edição)

Datas: 22 de Novembro de 2019 a 24 de Dezembro de 2019 | Duração total: 50h | 46h formato e-learning e 4h de sessões síncronas (Videoconferência – Skype) | Preço: 55€ * | Destinatários: Psicólogos e outros profissionais das áreas das Ciências Sociais e Humanas; Profissionais ligados à Criminologia e à Segurança Pública; Prestadores de apoio à Vitima; Todos os interessados em adquirir conhecimento nesta temática.

A Sociedade Mundial de Vitimologia, fundada em 1979, entende Vitimologia como:

“O estudo científico da extensão, da natureza e das causas da vitimação criminal, das suas consequências para as pessoas envolvidas e das reações sociais, em particular das polícias e do sistema de justiça criminal, assim como dos/as voluntários/as e profissionais de ajuda” (Van Dijk, 1997, p.6).

Assim, apesar da Vitimologia ter surgido como extensão da Criminologia, o seu foco de estudo são as vítimas e não o processo criminal propriamente dito, podendo por isso ser considerada a ciência que estuda as vítimas e a vitimação.

Considerando pertinência desta temática, o Metas & Horizontes promove o Curso “Vitimologia”, em formato e-learning (realizado totalmente on-line) com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos Gerais:

  • Compreender a Vitimologia e Vitimação;
  • Analisar os tipos e perfis de Vitimação.

Objetivos Específicos:

  • Analisar e intervir em Vitimologia;
  • Conhecer os diferentes tipos de vítima;
  • Analisar os contextos de violência e vitimação
  • Saber as linhas orientadoras de intervenção em Vitimologia

Conteúdos Programáticos:

Módulo I – Conceitos de Vitimologia

  • História da Vitimologia
  • Diferentes Conceções da Vitimologia
  • Vitimologia do ato e vitimologia de ação
  • Vitimologia e Investigação

Módulo II – Tipos de Vítimas e Perfis de Vitimação

  • Conceitos e tipos de vítima
  • Vítimas em contexto doméstico
  • Violação
  • Violência Conjugal
  • Crianças e Violência

Módulo III – Teorias de Vitimação

  • Blaming the Victims
  • Teorias da oportunidade
  • Perspetivas sócio-estruturais, institucionais e culturais

Módulo IV – Linhas Orientadoras da Intervenção em Vitimologia

  • Orientações para o Apoio à Vítima
  • Impacto do crime na Vítima
  • Direitos humanos e vitimologia
  • Associações e Instituições de Apoio à Vítima

Inscrições: Para se inscrever neste Curso, preencha o formulário no link centrohorizontes.pt/inscricao, indicando os dados solicitados, até dia 19 de Novembro (inclusive).

Após a submissão do formulário, deverá efetuar o pagamento nas 48h seguintes e enviar-nos para o e-mail formacao@centrohorizontes.pt o respetivo comprovativo de pagamento, com a indicação do seu nome completo.

Serão enviadas por e-mail, até dia 21 de Novembro, as credenciais de acesso à plataforma Moodle da Horizontes.

*Inscrições de grupos de 3 ou mais pessoas: desconto de 10€ sobre o valor final da formação (preço final 45€ por pessoa). Para inscrições de grupo, enviar e-mail para formacao@centrohorizontes.pt, com os respetivos nomes, números de cartão de cidadão e contactos (e-mail e telefónicos) dos participantes.

Formadora: Dr.ª Sónia Carvalho, Psicóloga, com especialização na área clínica e da saúde. Experiência profissional em diferentes contextos da saúde, no âmbito da formação e intervenção com públicos de diferentes faixas etárias, bem como em contextos de intervenção humanitária de crise e emergência.

Autora dos artigos: “Exploração empírica dos conceitos de mindfulness e evitamento experiencial na explicação do comportamento alimentar: Indicações para o tratamento da obesidade”. Axioma – Publicações da Faculdade de Filosofia (2017); “A Personalidade na Etiologia e Progressão da Doença Física”. Portal dos Psicólogos – Psicologia.com.pt (2010).

Certificação: No final do curso, cada participante receberá um certificado comprovativo da sua participação, com as classificações obtidas em cada um dos módulos.

Impacto dos Mass Media nas Escolhas Alimentares das Crianças: Como Intervir? | 2ª Edição

Datas: 26 de Fevereiro de 2019 a 28 de Março de 2019 | Duração total: 60h | 55h formato e-learning e 5h de sessões síncronas (Videoconferência – Skype) | Preço: 54€ * | Destinatários: Público em geral com interesse no tema; Pais; Técnicas/os de ação educativa; Assistentes operacionais; Educadoras/es de infância; Professores/as; Técnicos/as de Recursos Humanos.

Alguns dos fatores que mais influenciam as escolhas alimentares das crianças são a publicidade e as estratégias de marketing. Algumas referências e documentos oficiais realçam a importância da família, assim como da escola/jardim de infância na inibição de hábitos alimentares prejudiciais.

Considerando pertinência desta temática, o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional promove o Curso “Impacto dos Mass Media nas Escolhas Alimentares das Crianças: Como Intervir?”, em formato e-learning (realizado totalmente on-line) com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos Gerais:

  • Contribuir para uma maior consciencialização relativamente à influência dos media;
  • Influenciar positivamente na alimentação das crianças e das suas famílias.

Objetivos Específicos:

  • Analisar a forma como os media influenciam os hábitos alimentares das crianças e das suas famílias;
  • Verificar o impacto da publicidade alimentar televisiva direcionada para crianças, nas suas preferências;
  • Divulgar estratégias educativas que possam promover uma alimentação saudável, intervindo com as crianças;
  • Apoiar as crianças na construção de uma visão mais realista sobre a publicidade alimentar e a alimentação saudável.

Conteúdos Programáticos:

Módulo I – Enquadramento Conceptual

  • Conceito de alimentação;
  • Conceito de obesidade;
  • Conceito de media;
  • Conceito de marketing;
  • Conceito de publicidade;
  • A visão dos documentos oficiais.

Módulo II – Alimentação e hábitos alimentares

  • Desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis
  • Preferências alimentares das crianças
  • A obesidade infantil – o caso específico de Portugal

Módulo III – Media, Marketing e Publicidade

  • A influência dos media
  • O caso específico do marketing/publicidade

Módulo IV – A educação para os media

  • O papel da escola e da família
  • A necessidade urgente de formação
  • Trabalhar os media de forma holística

Módulo V – Práticas educativas promotoras de hábitos alimentares saudáveis e minimização dos efeitos dos media

Inscrições: Para se inscrever neste Curso, preencha o formulário no link centrohorizontes.pt/inscricao, indicando os dados solicitados, até dia 22 de Fevereiro (inclusive).

Após a submissão do formulário, deverá efetuar o pagamento nas 48h seguintes e enviar-nos para o e-mail formacao@centrohorizontes.pt o respetivo comprovativo de pagamento, com a indicação do seu nome completo.

Serão enviadas por e-mail, até dia 25 de Fevereiro, as credenciais de acesso à plataforma Moodle da Horizontes.

*Inscrições de grupos de 3 ou mais pessoas: desconto de 10€ sobre o valor final da formação (preço final 44€ por pessoa). Para inscrições de grupo, enviar e-mail para formacao@centrohorizontes.pt, com os respetivos nomes, números de cartão de cidadão e contactos (e-mail e telefónicos) dos participantes.

Formadora: Professora Cristiana Ribeiro. Licenciada em Educação Básica, Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico pelo Instituto Politécnico de Bragança – Escola Superior de Educação, com especialização em Igualdade de Género pelo Centro Qualifica – DuoDifusão.

Certificação: No final do curso, cada participante receberá um certificado comprovativo da sua participação, com as classificações obtidas em cada um dos módulos.

Igualdade de Género | 4ª Edição

Datas: 30 de Maio de 2019 a 1 de Julho de 2019 | Duração total: 50h | 46h formato e-learning e 4h de sessões síncronas (Videoconferência – Skype) | Preço: 54€ * | Destinatários: Público em geral com interesse no tema.

Desde a segunda metade do século XX, a sociedade em geral tem sofrido imensas alterações, e com elas o papel da mulher. O conceito de igualdade de género foi sendo alterado e evoluindo com o passar do tempo, mas ainda se verifica um enraizamento das tradições, que levam à existência de desigualdades nas questões de género. Neste sentido, é importante intervir nas diversas esferas da sociedade, tendo em vista a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres seja a nível social, político, económico, laboral, pessoal e familiar. Cabe-nos a todos lutar por uma vida cada vez mais igualitária.

Reconhecendo a relevância e pertinência desta temática, o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional promove o Curso “Igualdade de Género“, em formato E-learning, com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos Gerais:

  • Proporcionar o desenvolvimento de competências, atitudes e capacidades no âmbito da Igualdade de Género (IG);
  • Sensibilizar os/as formandos/as (Formadores/as) com quem contactem para a pertinência da temática em questão;
  • Mobilizar e envolver os/as formandos/as (Formadores/as) para a promoção da IG;
  • Promover, disseminar e transferir recursos técnico – pedagógicos sobre IG.

Objetivos Específicos:

Módulo 1:

  • Compreender alguns conceitos associados à Igualdade: Igualdade, diversidade e cidadania;
  • Compreender os princípios estruturantes da cidadania: a igualdade e o respeito pela diversidade;
  • Reconhecer o papel da Constituição da República Portuguesa e Declaração Universal dos Direitos do Homem na promoção da igualdade;
  • Compreender e diferenciar os conceitos de sexo e de género
  • Identificar desigualdades em função do género;
  • Reconhecer estereótipos relativos aos papéis de género promotores de desigualdades entre homens e mulheres no que se refere às esferas pública e privada;
  • Identificar alguns mecanismos promotores da desigualdade;
  • Compreender as mudanças recentes relativamente aos papéis sociais associados a cada género;
  • Identificar as desigualdades de género no discurso e na linguagem não verbal;
  • Identificar o discurso e linguagem não verbal promotor da igualdade de género que, por tal, devemos usar;
  • Compreender a origem, o significado e os diferentes tipos de democracia;
  • Compreender a relação de interdependência de cidadania e democracia.

Módulo 2:

  • Identificar a origem dos movimentos feministas a nível europeu e reconhecer a sua importância a nível nacional;
  • Identificar alguns momentos importantes para a emancipação da mulher, promotores de mudanças ao nível dos papéis sociais de género;
  • Identificar alguns documentos promotores da IG (a nível nacional e europeu);
  • Compreender as bases dos Planos Nacionais direcionados para a igualdade e reconhecer qual a sua importância para a promoção da IG;
  • Identificar quais as Organizações Nacionais e Internacionais responsáveis pela promoção da IG;
  • Identificar práticas positivas, em diferentes organizações, responsáveis pela IG;
  • Identificar boas práticas profissionais promotoras de IG.

Módulo 3:

  • Identificar medidas e estratégias de promoção a participação equilibrada das mulheres e dos homens nos processos de decisão;
  • Compreender de que forma o direito promove a igualdade de género;
  • Reconhecer e diferenciar os conceitos de paridade e de democracia paritária;
  • Identificar os diversos crimes de género, a sua evolução histórica, a sua presença na lei e as penas a que estão associados;
  • Compreender o conceito de mainstreaming de género;
  • Reconhecer ações positivas associadas ao mainstreaming de género;
  • Identificar boas práticas de igualdade de género.

Módulo 4:

  • Utilizar métodos e técnicas andragógicas promotoras da aprendizagem e facilitadoras da apropriação de conhecimento nas técnicas da igualdade de género;
  • Dinamizar atividades grupais nas diferentes áreas da igualdade de género.

Conteúdos Programáticos:

Módulo I – Enquadramento concetual:

  • Igualdade, diversidade e cidadania
  • Sexo e género
  • Papéis sociais de género, paradigmas e estereótipos
  • Linguagem como paradigma das (des)igualdades
  • Coeducar para uma cidadania democrática

Módulo II – Igualdade de Género:

  • As rotas do(s) feminismo(s) em Portugal – percurso histórico
  • Orientações estruturantes para a igualdade entre homens e mulheres
  • Mecanismos nacionais e internacionais para a promoção da igualdade de género
  • Responsabilidade social das organizações da sociedade civil para a concretização da igualdade de género

Módulo III – Roteiros temáticos de género – abordagem social e jurídica:

  • Dimensão pessoal, familiar e profissional
  • Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal
  • Democracia paritária: poder político e tomada de decisão
  • Violência de género
  • Saúde, Direitos sexuais e reprodutivos
  • Mainstreaming de género e ações positivas

Módulo IV – Metodologias de formação em igualdade e sugestões de operacionalização

Inscrições: Para se inscrever neste Curso, preencha o formulário no link centrohorizontes.pt/inscricao, indicando os dados solicitados, até dia 27 de Maio (inclusive).

Após a submissão do formulário, deverá efetuar o pagamento nas 48h seguintes e enviar-nos para o e-mail formacao@centrohorizontes.pt o respetivo comprovativo de pagamento, com a indicação do seu nome completo.

Serão enviadas por e-mail, até dia 29 de Maio, as credenciais de acesso à plataforma Moodle da Horizontes.

*Inscrições de grupos de 3 ou mais pessoas: desconto de 10€ sobre o valor final da formação (preço final 44€ por pessoa). Para inscrições de grupo, enviar e-mail para formacao@centrohorizontes.pt, com os respetivos nomes, números de cartão de cidadão e contactos (e-mail e telefónicos) dos participantes.

Formadora: Professora Cristiana Ribeiro. Licenciada em Educação Básica, Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico pelo Instituto Politécnico de Bragança – Escola Superior de Educação, com especialização em Igualdade de Género.

Certificação: No final do curso, cada participante receberá um certificado comprovativo da sua participação, com as classificações obtidas em cada um dos módulos.

Terapia Psicodinâmica nas Adições: Avaliação e Intervenção | 3ª Edição

Datas: 12 de Outubro de 2019 a 16 de Novembro de 2019 | Duração total: 50h | 46h formato e-learning e 6h de sessões síncronas (Videoconferência – Skype) | Preço: 57€ * | Destinatários: Psicólogos, membros efetivos e estagiários da OPP; Estudantes de Psicologia.

As adições constituem-se como um problema de saúde pública, com graves implicações na comunidade (WHO, 2016). Face à problemática dos consumos de substâncias, o crescente consumo das “novas drogas”, e perante o aumento dos comportamentos excessivos (jogo, sexo, internet), torna-se importante refletir sobre este fenómeno com um olhar clínico, desenvolvendo assim capacidades interventivas atualizadas e eficazes.

Considerando então uma perspetiva psicodinâmica, a adição surge como um sintoma que reflete as dificuldades do sujeito em lidar com a dor, com o vazio e o sofrimento psíquico por que passa (Fleming, 2005). Quando confrontado com situações de maior stress, ou quando se depara com ameaças à sua integridade física ou emocional, recorre à substância ou tipo de adição como forma de aliviar este vazio, uma “dor mental insuportável” como Fleming (2005) caracteriza.

É por isso crucial intervir em profundidade e com rigor profissional, proporcionando ao paciente um espaço de confiança e livre expressão, permitindo o aumento da capacidade de se pensar e a resolução dos seus conflitos internos.

Reconhecendo a relevância e pertinência desta temática, o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional promove o Curso “Terapia Psicodinâmica nas Adições: Avaliação e Intervenção“, em formato E-learning, com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos Gerais:

  • Compreender a problemática numa leitura psicodinâmica;
  • Desenvolver capacidades clínicas para a intervenção nas adições adquirindo competências teóricas e práticas de base psicodinâmica.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer a evolução da problemática das adições e o panorama nacional;
  • Distinguir os diversos tipos de adições;
  • Ao nível das adições químicas conhecer a atualidade do mercado: “novas drogas”;
  • Compreender a problemática das adições numa linha psicodinâmica: a adição enquanto sintoma das patologias do vazio;
  • Saber avaliar e diagnosticar as adições: diagnóstico estrutural;
  • Compreender e aplicar as diversas técnicas utilizadas na intervenção psicodinâmica das adições.

Conteúdos Programáticos:

Módulo I – Contextualização:

  • Evolução Histórica das Intervenções
  • Estado da Arte no Panorama Nacional
  • Adições Químicas
  • As Novas Substâncias Psicoativas
  • Adições Comportamentais: A Perturbação do Jogo.

Módulo II – Enquadramento Psicodinâmico:

  • Adições: Leitura Psicodinâmica
  • Avaliação e Diagnóstico Psicodinâmico
  • Patologia Dual e Comorbilidade

Módulo III – Intervenção Psicodinâmica

  • A Relação Continente/Conteúdo
  • Função de Revêrie (Bion) e Holding (Winnicott)
  • Transferência e Contratransferência

Módulo IV –  Análise de Casos Clínicos

  • Apresentação de um caso clínico e elaboração de trabalho prático:
    • Elaboração da conceptualização psicodinâmica do caso – diagnóstico estrutural
    • Intervenção com abordagem psicodinâmica.

Inscrições: Para se inscrever neste Curso, preencha o formulário no link centrohorizontes.pt/inscricao, indicando os dados solicitados, até dia 12 de Outubro (inclusive).

Após a submissão do formulário, deverá efetuar o pagamento nas 48h seguintes e enviar-nos para o e-mail formacao@centrohorizontes.pt o respetivo comprovativo de pagamento, com a indicação do seu nome completo.

Serão enviadas por e-mail, até dia 11 de Outubro, as credenciais de acesso à plataforma Moodle da Horizontes.

*Inscrições de grupos de 3 ou mais pessoas: desconto de 10€ sobre o valor final da formação (preço final 47€ por pessoa). Para inscrições de grupo, enviar e-mail para formacao@centrohorizontes.pt, com os respetivos nomes, números de cartão de cidadão e contactos (e-mail e telefónicos) dos participantes.

Formadora: Dr.ª Ana Paula Mendes, Psicóloga Clínica, com subespecialização na área Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas. Formadora certificada e autora da comunicação oral no IV congresso OPP: “A função contentora na parentalidade e construção de identidade: Estudo de Caso” (2018).

Certificação: No final do curso, cada participante receberá um certificado comprovativo da sua participação, com as classificações obtidas em cada um dos módulos.

Parentalidade Positiva | 5ª Edição

Datas: 23 de Setembro de 2019 a 25 de Outubro de 2019 | Duração total: 50h | 46h formato e-learning e 6h de sessões síncronas (Videoconferência – Skype) | Preço: 56€ * | Destinatários:  Todos os interessados: Pais, Cuidadores, Encarregados de Educação, Professores, Educadores, Psicólogos, etc.

Na sociedade contemporânea ser pai, mãe ou cuidador não é tarefa fácil, pelo contrário, está carregada de pressões, fantasias erróneas e especulações externas. É então importante ter conhecimento do que significa parentalidade e o que significa cuidar, o que está implicado nesta fase e desmistificar algumas crenças, que colocam nos pais e nos cuidadores o peso do mundo!

Ao pensar no saudável desenvolvimento da criança e do sistema familiar ao longo do ciclo vital, devemos refletir sobre atitudes conscientes e em parentalidade positiva, indo assim muito além do que se considera certo ou errado no exercício da parentalidade e do cuidar.

Reconhecendo a relevância e pertinência desta temática, o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional promove o Curso “Parentalidade Positiva“, em formato E-learning, com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos Gerais:

  • Adquirir conhecimentos sobre o mundo da criança e parentalidade positiva.
  • Desenvolver capacidades pessoais ao nível das competências parentais conscientes e positivas.
  • Desenvolver capacidades práticas de trabalho no contexto educativo e parental.

Objetivos Específicos:

  • Identificar os vários estilos parentais nos quais se possam rever e refletir sobre os mesmos.
  • Conhecer as várias etapas do desenvolvimento infantil e do ciclo vital da família.
  • Articular o ambiente com o sintoma identificando possíveis factores de risco e de vulnerabilidade.
  • Adquirir conhecimento acerca dos vários programas de educação parental.
  • Adquirir estratégias ao nível da parentalidade no sentido de promover um ambiente saudável ao desenvolvimento do sistema familiar ou sistema educativo.

Conteúdos Programáticos:

Módulo I – Enquadramento:

  • Evolução Histórica do conceito de Parentalidade
  • Teoria da Vinculação
  • Teoria da Aprendizagem Social
  • Estilos Parentais
  • Competências e Práticas Parentais
  • O Conceito de Parentalidade Positiva

Módulo II – O universo da Criança:

  • Desenvolvimento Infantil – As perspetivas de Freud, Piaget e Vygotsky
  • Ciclo Vital da Família
  • Variantes ao Ciclo Vital da Família
  • O Valor do Sintoma

Módulo III – O Ambiente

  • Risco, Vulnerabilidade e Proteção
  • Novas Tecnologias
  • Divórcio e Alienação Parental
  • Famílias Monoparentais
  • Famílias Homoparentais
  • Fratria
  • Adoção
  • Abuso de Substâncias
  • Prostituição
  • Violência Intrafamiliar

Módulo IV – Educar Positiva e Conscientemente

  • Educação Parental – O Conceito e Estratégias Parentais Positivas
    • O Brincar para Crescer
    • Elogiar, Premiar e Recompensar
    •  Limites e Regras
    • Problemas de Comportamento
    • Problemas Alimentares
    • Hiperatividade e Défice de Atenção
    • Ansiedade e Medos

Inscrições: Para se inscrever neste Curso, preencha o formulário no link centrohorizontes.pt/inscricao, indicando os dados solicitados, até dia 20 de Setembro (inclusive).

Após a submissão do formulário, deverá efetuar o pagamento nas 48h seguintes e enviar-nos para o e-mail formacao@centrohorizontes.pt o respetivo comprovativo de pagamento, com a indicação do seu nome completo.

Serão enviadas por e-mail, até dia 22 de Setembro, as credenciais de acesso à plataforma Moodle da Horizontes.

*Inscrições de grupos de 3 ou mais pessoas: desconto de 10€ sobre o valor final da formação (preço final 46€ por pessoa). Para inscrições de grupo, enviar e-mail para formacao@centrohorizontes.pt, com os respetivos nomes, números de cartão de cidadão e contactos (e-mail e telefónicos) dos participantes.

Formadora: Dr.ª Ana Paula Mendes, Psicóloga Clínica, com subespecialização na área Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas. Formadora certificada e autora da comunicação oral no IV congresso OPP: “A função contentora na parentalidade e construção de identidade: Estudo de Caso” (2018).

Certificação: No final do curso, cada participante receberá um certificado comprovativo da sua participação, com as classificações obtidas em cada um dos módulos.

Perturbações do Comportamento Alimentar – Avaliar e Intervir | 2ª Edição

Datas: 2 de Outubro de 2019 a 5 de Novembro de 2019 | Duração total: 50h | 46h formato e-learning e 6h de sessões síncronas (Videoconferência – Skype) | Preço: 56€ * | Destinatários:   Psicólogos e Estudantes de Psicologia.

A alimentação é algo fundamental para o nosso bem-estar, é o nosso combustível e, quando equilibrada, a base para uma vida saudável. No entanto, os hábitos alimentares diferem e com eles também o comportamento alimentar, muitas vezes direcionado para a forma e peso corporal, para o preenchimento afetivo, entre outros, podendo tornar-se patológico. As perturbações do comportamento alimentar apresentam múltiplas causas sendo por isso multifatoriais, ou seja, há a influência de factores fisiológicos e psicológicos que assumem determinado peso no aparecimento e evolução de tais problemáticas.

Estas perturbações são, assim, um campo de batalha com o corpo e mente, que se traduzem em comportamentos alimentares disfuncionais com múltiplas consequências físicas e psicossociais para o indivíduo.

Reconhecendo a relevância e pertinência desta temática, o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional promove o Curso “Perturbações do Comportamento Alimentar – Avaliar e Intervir”, em formato E-learning, com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos Gerais:

  • Adquirir conhecimentos ao nível das Perturbações do Comportamento Alimentar, no que diz respeito à sua etiologia, classificação, diagnóstico e intervenção clínica.

Objetivos Específicos:

  • Compreender o significado de perturbação do comportamento alimentar;
  • Conhecer a incidência e a prevalência das perturbações do comportamento alimentar;
  • Interpretar factores de risco para as perturbações do comportamento alimentar;
  • Identificar e caracterizar as diferentes perturbações do comportamento alimentar;
  • Desenvolver estratégias de avaliação clínica no âmbito das perturbações do comportamento alimentar;
  • Relacionar as perturbações do comportamento alimentar com características de personalidade;
  • Adquirir conhecimentos acerca dos diferentes métodos de intervenção;

Conteúdos Programáticos:

Módulo I – Enquadramento:

  • Dados Epidemiológicos em Portugal
  •  Etiologia das Perturbações do Comportamento Alimentar
  • Fatores de Risco das Perturbações do Comportamento Alimentar

Módulo II – Perturbações do Comportamento Alimentar:

  • Pica
  • Perturbação de Ruminação
  • Perturbação de Evitamento/Restrição de Ingestão de Alimentos
  • Anorexia Nervosa
  • Bulimia Nervosa
  • Perturbação de Ingestão Compulsiva
  • Perturbação Alimentar ou de Alimentação Não Especificada

Módulo III – Modelos Teóricos Explicativos das Perturbações do Comportamento Alimentar

  • Modelo Transdiagnóstico
  • Modelo Cognitivo Comportamental
  • Modelo Psicodinâmico

Módulo IV – Avaliação e Intervenção

  • Estratégias de Avaliação
  • Diagnóstico Diferencial
  • Terapias Cognitivo-Comportamentais
  • Terapia Psicodinâmica

Inscrições: Para se inscrever neste Curso, preencha o formulário no link centrohorizontes.pt/inscricao, indicando os dados solicitados, até dia 30 de Setembro (inclusive).

Após a submissão do formulário, deverá efetuar o pagamento nas 48h seguintes e enviar-nos para o e-mail formacao@centrohorizontes.pt o respetivo comprovativo de pagamento, com a indicação do seu nome completo.

Serão enviadas por e-mail, até dia 1 de Outubro, as credenciais de acesso à plataforma Moodle da Horizontes.

*Inscrições de grupos de 3 ou mais pessoas: desconto de 10€ sobre o valor final da formação (preço final 46€ por pessoa). Para inscrições de grupo, enviar e-mail para formacao@centrohorizontes.pt, com os respetivos nomes, números de cartão de cidadão e contactos (e-mail e telefónicos) dos participantes.

Formadora: Dr.ª Ana Paula Mendes, Psicóloga Clínica, com subespecialização na área Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas. Formadora certificada e autora da comunicação oral no IV congresso OPP: “A função contentora na parentalidade e construção de identidade: Estudo de Caso” (2018).

Certificação: No final do curso, cada participante receberá um certificado comprovativo da sua participação, com as classificações obtidas em cada um dos módulos.

Inscrição