INÍCIO IMEDIATO | E-LEARNING
Primeiros Socorros Psicológicos: Teoria e Prática

Duração total: 60h | Preço: 95€  | Destinatários: Público em geral com interesse no tema.

Os primeiros socorros psicológicos são uma ferramenta útil para que quem se dedica ao trabalho humanitário e ao voluntariado, possa ajudar pessoas em choque ou em crise. Estas ferramentas podem ainda ser utilizadas, de forma mais geral, em diversos contextos de forma preventiva e interventiva, tal como em situações do dia-a-dia, por exemplo ataques de pânico.

Perante um evento crítico, as pessoas podem ficar desorganizadas ou afetadas por emoções intensas, mostrando apatia ou desespero. Assim, os Primeiros Socorros Psicológicos têm como objetivo proporcionar apoio humano básico; fornecer informação prática; e mostrar empatia, preocupação, respeito e confiança nas capacidades do indivíduo para superar as dificuldades (estratégias de coping).

Reconhecendo a relevância e pertinência desta temática, o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional promove o Curso “Primeiros Socorros Psicológicos: Teoria e Prática“, em formato e-learning (realizado totalmente on-line) com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos:

  1. Conhecer conceitos enquadradores da Psicologia de Emergência;
  2. Conhecer as principais características do comportamento humano em situações de emergência;
  3. Identificar os objetivos e princípios dos Primeiros Socorros Psicológicos;
  4. Conhecer técnicas de intervenção de Primeiros Socorros Psicológicos;
  5. Saber as linhas de ação nos diferentes cenários de Emergência;
  6. Saber aplicar o Modelo dos Primeiros Socorros Psicológicos;
  7. Conhecer medidas de autoproteção para técnicos;
  8. Reconhecer as implicações do stress na saúde dos profissionais.

Conteúdos Programáticos:

Módulo I – Conceitos Enquadradores da Psicologia de Emergência:

  • Definição de Crise e Emergência
  • Definição de Incidente Crítico
  • Características do Incidente Crítico
  • Incidente Traumático
  • Trauma Psicológico
  • Perturbação de Stress Pós-Traumático
  • Definição de Stress
  • Definição de Eustress e Distress
  • Definição de Coping
  • Coping Adaptativo
  • Tipos de Coping Existentes

Módulo II – Principais Características do Comportamento Humano em Situações de Emergência:

  • Emergências Psiquiátricas
  • Incidentes Multivítimas e Situações de Exceção/Crise
  • Fatores mediadores do impacto de um incidente crítico
  • Reações normais face a um evento traumático
  • Reações Normais Vs patológicas

Módulo III – Objetivos e Princípios dos Primeiros Socorros Psicológicos:

  • Definição de Primeiros Socorros Psicológicos
  • Princípio Essencial dos Primeiros Socorros Psicológicos
  • Princípios Básicos dos Primeiros Socorros Psicológicos
  • Primeiros Socorros Psicológicos Vs Psicoterapia
  • Recomendações na Aplicação dos PSP
  • Abordagem à Vítima – linhas de ação nos diferentes cenários de Emergência Psicológica
  • Atuação Da Equipa de Emergência

Módulo IV – Técnicas de Intervenção de Primeiros Socorros Psicológicos:

  • Técnicas de Primeiros Socorros Psicológicos
  • Modificar a Ativação Fisiológica
  • Técnicas de Relaxamento Respiratório
  • Modificar a ativação Emociona
  • lTécnicas de Estabilização Emocional
  • Modificar a ativação Cognitiva
  • Técnica de Grounding
  • Aspetos Facilitadores de Comunicação

Módulo V – Modelo de Primeiros Socorros Psicológicos e Medidas de autoproteção para técnicos:

  • Modelo de Primeiros Socorros Psicológicos
  • Etapas do Modelo de Primeiros Socorros Psicológicos
  • Medidas de autoproteção para técnicos
  • Fatores de Stress
  • Reconhecimento dos fatores psicossociais na saúde e na doença
  • Qualidade de Vida no Trabalho
  • Importância da Gestão do Stress e da Ansiedade
  • Stress: Sinais de alerta

Inscrições: Para se inscrever neste Curso, preencha o formulário no link centrohorizontes.pt/inscricao, indicando os dados solicitados.

Formadora: Dr.ª Sónia Carvalho, Psicóloga, com especialização na área clínica e da saúde. Experiência profissional em diferentes contextos da saúde, no âmbito da formação e intervenção com públicos de diferentes faixas etárias, bem como em contextos de intervenção humanitária de crise e emergência.

Autora dos artigos: “Exploração empírica dos conceitos de mindfulness e evitamento experiencial na explicação do comportamento alimentar: Indicações para o tratamento da obesidade”. Axioma – Publicações da Faculdade de Filosofia (2017); “A Personalidade na Etiologia e Progressão da Doença Física”. Portal dos Psicólogos – Psicologia.com.pt (2010).

Certificação: No final do curso, cada participante receberá um certificado comprovativo da sua participação, com as classificações obtidas em cada um dos módulos.

Mindfulness: Teoria e Prática

Duração total: 50h | Preço: 95€  | Destinatários: Público em geral com interesse no tema.

Mindfulness consiste na consciência momento-a-momento. Cultiva-se esta atitude dirigindo a nossa atenção, de forma intencional, a coisas às quais normalmente não dedicamos muito tempo. É uma abordagem sistemática, para que se possam desenvolver novas formas de controlo e sabedoria nas nossas vidas, baseada nas nossas capacidades internas para relaxarmos, dedicarmos a atenção, consciência e insight ao que ocorre ao longo do dia.

Considerando a pertinência desta temática, o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional promove o Curso Mindfulness: Teoria e Prática, em formato E-learning (realizado totalmente on-line) com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos:

  • Conhecer e aplicar as Técnicas de Meditação e Relaxamento nas diferentes situações do dia-a-dia.
  • Dotar de estratégias para:
    • Reduzir o stress, a irritabilidade e as preocupações;
    • Aumentar e promover a sua capacidade de concentração e de memória, quer a nível pessoal, quer a nível profissional.

Conteúdos Programáticos:

Módulo I – Enquadramento Conceptual

  • Conceitos de Mindfulness/Atenção Plena
  • Conceito de Piloto Automático vs Atenção Plena
  • A Prática de Mindfulness

Módulo II – Estratégias e Competências de Mindfulness

  • Para que serve o Mindfulness?
  • Meditação e Respiração
  • Competências para a prática de Mindfulness

Módulo III – Emoções e Pensamentos

  • As emoções e o seu funcionamento
  • Emoções Positivas Vs emoções negativas
  • Meditação e Pensamentos: Que relação?

Módulo IV – Componente Experiencial

  • Body Scan
  • Relaxamento
  • Análise Prática da Experiência de Mindfulness

Inscrições: Para se inscrever neste Curso, preencha o formulário no link centrohorizontes.pt/inscricao, indicando os dados solicitados.

Formadora: Dr.ª Sónia Carvalho, Psicóloga, com especialização na área clínica e da saúde. Experiência profissional em diferentes contextos da saúde, no âmbito da formação e intervenção com públicos de diferentes faixas etárias, bem como em contextos de intervenção humanitária de crise e emergência.

Autora dos artigos: “Exploração empírica dos conceitos de mindfulness e evitamento experiencial na explicação do comportamento alimentar: Indicações para o tratamento da obesidade”. Axioma – Publicações da Faculdade de Filosofia (2017); “A Personalidade na Etiologia e Progressão da Doença Física”. Portal dos Psicólogos – Psicologia.com.pt (2010).

Certificação: No final do curso, cada participante receberá um certificado comprovativo da sua participação, com as classificações obtidas em cada um dos módulos.

Ludoterapia e Ludodiagnóstico

Duração total: 50h |  Preço: 95€  | Destinatários: Psicólogos e Estudantes de Psicologia.

A Ludoterapia, ou seja, terapia por meio do brincar, é uma forma de psicoterapia, cuja meta é promover ou restabelecer o bem-estar psicológico do indivíduo através de atividades lúdicas. Por exemplo, no contexto do desenvolvimento social da criança, a atividade lúdica faz parte do reportório infantil e integra as dimensões da interação humana (regras, comportamentos, simulações ou faz-de-conta, aprendizagem observacional e modelagem). Assim a possibilidade de uso integrado de diversas técnicas, explica e justifica a aplicação da Ludoterapia a diversas problemáticas relativas ao comportamento e desempenho das crianças.

Assim, considerando relevância desta abordagem terapêutica e diagnóstica, o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional promove o Curso Ludoterapia e Ludodiagnóstico”, em formato e-learning (realizado totalmente on-line) com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivo geral:

Compreender a forma de terapia destinada às crianças, recorrendo ao brincar para ajudar as crianças a resolver situações ou dificuldades, a amadurecer competências ou a promover os seus recursos.

Objetivos Específicos:

  • Utilizar o ludo como terapia e como diagnóstico;
  • Promover na criança competências e/ou recursos;
  • Ajudar a criança a expressar-se e a ultrapassar conflitos;
  • Compreender o brincar e o jogo.

Conteúdos Programáticos:

Módulo I – Enquadramento Conceptual 
– História e Evolução da Ludoterapia
– Correntes da Ludoterapia
– Ludoterapia e Ludodiagnóstico – o que são

Módulo II – O Brincar e o Jogo: A sua importância 
– O Brincar e a Criança
– Funções do Brincar
– O Brincar Simbólico
– O Brincar e o Processo Terapêutico

Módulo III – O Processo Ludoterapêutico
– Consulta de Ludoterapia
– O Setting: Sala e Mala de Ludoterapia
– O Ludoterapeuta e a relação terapêutica

Módulo IV – Ludodiagnóstico, testes e técnicas psicológicas 
– Instrumentos para o processo diagnóstico e/ou intervenção
– O uso dos testes no ludodiagnóstico
– Avaliação lúdica na psicoterapia infantil
– O brinquedo e o desenho como expressão e comunicação

Inscrições: Para se inscrever neste Curso, preencha o formulário no link centrohorizontes.pt/inscricao, indicando os dados solicitados.

Formadora: Dr.ª Sónia Carvalho, Psicóloga, com especialização na área clínica e da saúde. Experiência profissional em diferentes contextos da saúde, no âmbito da formação e intervenção com públicos de diferentes faixas etárias, bem como em contextos de intervenção humanitária de crise e emergência.

Autora dos artigos: “Exploração empírica dos conceitos de mindfulness e evitamento experiencial na explicação do comportamento alimentar: Indicações para o tratamento da obesidade”. Axioma – Publicações da Faculdade de Filosofia (2017); “A Personalidade na Etiologia e Progressão da Doença Física”. Portal dos Psicólogos – Psicologia.com.pt (2010).

Certificação: No final do curso, cada participante receberá um certificado comprovativo da sua participação, com as classificações obtidas em cada um dos módulos.

Vitimologia

Duração total: 50h | Preço: 95€  | Destinatários: Psicólogos e outros profissionais das áreas das Ciências Sociais e Humanas; Profissionais ligados à Criminologia e à Segurança Pública; Prestadores de apoio à Vitima; Todos os interessados em adquirir conhecimento nesta temática.

A Sociedade Mundial de Vitimologia, fundada em 1979, entende Vitimologia como:

“O estudo científico da extensão, da natureza e das causas da vitimação criminal, das suas consequências para as pessoas envolvidas e das reações sociais, em particular das polícias e do sistema de justiça criminal, assim como dos/as voluntários/as e profissionais de ajuda” (Van Dijk, 1997, p.6).

Assim, apesar da Vitimologia ter surgido como extensão da Criminologia, o seu foco de estudo são as vítimas e não o processo criminal propriamente dito, podendo por isso ser considerada a ciência que estuda as vítimas e a vitimação.

Considerando pertinência desta temática, o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional promove o Curso “Vitimologia”, em formato e-learning (realizado totalmente on-line) com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos Gerais:

  • Compreender a Vitimologia e Vitimação;
  • Analisar os tipos e perfis de Vitimação.

Objetivos Específicos:

  • Analisar e intervir em Vitimologia;
  • Conhecer os diferentes tipos de vítima;
  • Analisar os contextos de violência e vitimação
  • Saber as linhas orientadoras de intervenção em Vitimologia

Conteúdos Programáticos:

Módulo I – Conceitos de Vitimologia

  • História da Vitimologia
  • Diferentes Conceções da Vitimologia
  • Vitimologia do ato e vitimologia de ação
  • Vitimologia e Investigação

Módulo II – Tipos de Vítimas e Perfis de Vitimação

  • Conceitos e tipos de vítima
  • Vítimas em contexto doméstico
  • Violação
  • Violência Conjugal
  • Crianças e Violência

Módulo III – Teorias de Vitimação

  • Blaming the Victims
  • Teorias da oportunidade
  • Perspetivas sócio-estruturais, institucionais e culturais

Módulo IV – Linhas Orientadoras da Intervenção em Vitimologia

  • Orientações para o Apoio à Vítima
  • Impacto do crime na Vítima
  • Direitos humanos e vitimologia
  • Associações e Instituições de Apoio à Vítima

Inscrições: Para se inscrever neste Curso, preencha o formulário no link centrohorizontes.pt/inscricao, indicando os dados solicitados.

Formadora: Dr.ª Sónia Carvalho, Psicóloga, com especialização na área clínica e da saúde. Experiência profissional em diferentes contextos da saúde, no âmbito da formação e intervenção com públicos de diferentes faixas etárias, bem como em contextos de intervenção humanitária de crise e emergência.

Autora dos artigos: “Exploração empírica dos conceitos de mindfulness e evitamento experiencial na explicação do comportamento alimentar: Indicações para o tratamento da obesidade”. Axioma – Publicações da Faculdade de Filosofia (2017); “A Personalidade na Etiologia e Progressão da Doença Física”. Portal dos Psicólogos – Psicologia.com.pt (2010).

Certificação: No final do curso, cada participante receberá um certificado comprovativo da sua participação, com as classificações obtidas em cada um dos módulos.

Liderança Emocional e Motivação Humana na Gestão de Equipas

Duração total: 50h | Preço: 95€  | Destinatários:Indivíduos que integrem equipas de trabalho ou que tenham como funções a sua coordenação, chefia ou direção. Público em geral com interesse nesta temática.

Liderar e motivar equipas é fundamental para aumentar a competitividade, bem como para um bom desempenho.

Reconhecendo que a liderança é fundamental para o desenvolvimento e sobrevivência das relações e que as atitudes e comportamentos podem causar efeitos num grupo ou numa organização, depreendemos que a motivação será diretamente influenciada por esses fatores. Assim, Para o sucesso de um projecto ou equipa é importante que o seu líder saiba coordenar, dinamizar e motivar a atividade de cada um dos seus membros.

Considerando pertinência desta temática, o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional promove o Curso “Liderança Emocional e Motivação Humana na Gestão de Equipas”, em formato e-learning (realizado totalmente on-line) com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos:

  • Compreender os conceitos e a importância da liderança emocional e da motivação humana na gestão de equipas;
  • Reconhecer os diferentes estilos de liderança;
  • Conhecer diferentes teorias de motivação;
  • Reconhecer os diferentes tipos de conflitos;
  • Dotar de estratégias para lidar com conflitos;
  • Saber aplicar a motivação e a liderança à gestão de equipas.

Conteúdos Programáticos:

Módulo I – Enquadramento Teórico

  • A Inteligência Emocional
  • Competências da Inteligência Emocional
  • Ser Emocionalmente Inteligente

Módulo II – Liderança Emocional

  • Liderança: O que é?
  • Estilos de Liderança
  • Papel do Líder Emocional
  • Os 10 mandamentos do líder emocional

Módulo III – Motivação Humana

  • Definição de Motivação
  • Tipos de Motivação
  • Teorias da Motivação
  • Ciclo Motivacional

Módulo IV – Gestão de Equipas

    • Motivação de equipas
    • Liderança Eficaz

Inscrições: Para se inscrever neste Curso, preencha o formulário no link centrohorizontes.pt/inscricao, indicando os dados solicitados.

Formadora: Dr.ª Sónia Carvalho, Psicóloga, com especialização na área clínica e da saúde. Experiência profissional em diferentes contextos da saúde, no âmbito da formação e intervenção com públicos de diferentes faixas etárias, bem como em contextos de intervenção humanitária de crise e emergência.

Autora dos artigos: “Exploração empírica dos conceitos de mindfulness e evitamento experiencial na explicação do comportamento alimentar: Indicações para o tratamento da obesidade”. Axioma – Publicações da Faculdade de Filosofia (2017); “A Personalidade na Etiologia e Progressão da Doença Física”. Portal dos Psicólogos – Psicologia.com.pt (2010).

Certificação: No final do curso, cada participante receberá um certificado comprovativo da sua participação, com as classificações obtidas em cada um dos módulos.

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