WORKSHOPS
Primeiros Socorros Psicológicos | 10ª Edição

Data: 13 de Março de 2019 (Quarta-feira) | Horário: 19h00 às 23h00 | Preço: 20€ | Destinatários: Público em geral com interesse no tema.

Os primeiros socorros psicológicos são uma ferramenta útil para que quem se dedica ao trabalho humanitário e ao voluntariado, possa ajudar pessoas em choque ou em crise. Estas ferramentas podem ainda ser utilizadas, de forma mais geral, em diversos contextos de forma preventiva e interventiva, tal como em situações do dia-a-dia, por exemplo ataques de pânico.

Perante um evento crítico, as pessoas podem ficar desorganizadas ou afetadas por emoções intensas, mostrando apatia ou desespero. Assim, os primeiros socorros psicológicos têm como objetivo proporcionar apoio humano básico; fornecer informação prática; e mostrar empatia, preocupação, respeito e confiança nas capacidades do indivíduo para superar as dificuldades (estratégias de coping).

Assim, reconhecendo a relevância desta temática, o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional promove o Workshop “Primeiros Socorros Psicológicos: Teoria e Prática”, com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos:

  1. Conhecer conceitos enquadradores da Psicologia de Emergência;
  2. Conhecer as principais características do comportamento humano em situações de emergência;
  3. Identificar os objetivos e princípios dos Primeiros Socorros Psicológicos;
  4. Conhecer técnicas de intervenção de Primeiros Socorros Psicológicos;
  5. Saber aplicar o Modelo dos Primeiros Socorros Psicológicos;
  6. Conhecer medidas de autoproteção para técnicos.

Conteúdos Programáticos:

  1. Conceitos Enquadradores da Psicologia de Emergência:
  • Definição e Caracterização de Incidente Crítico e de Incidente Traumático;
  • Definição e Conceptualização de Stress e de Coping;
  1. Principais Características do Comportamento Humano em Situações de Emergência:
  • Fatores mediadores do impacto de um Incidente Crítico;
  • Reações Normais Vs reações patológicas.
  1. Objetivos e Princípios dos Primeiros Socorros Psicológicos:
  • Primeiros Socorros Psicológicos Vs Psicoterapia;
  • Definição de Primeiros Socorros Psicológicos;
  • Princípios Essenciais e Básicos dos Primeiros Socorros Psicológicos;
  • Recomendações para a aplicação dos Primeiros Socorros Psicológicos.
  1. Técnicas de Intervenção de Primeiros Socorros Psicológicos:
  • Técnicas para Modificar a ativação Fisiológica;
  • Técnicas para Modificar a ativação Emocional;
  • Técnicas para Modificar a ativação Cognitiva.
  1. Modelo de Primeiros Socorros Psicológicos
  2. Medidas de Autoproteção para Técnicos

Inscrições: Preencha o formulário em centrohorizontes.pt/inscricao,  indicando os dados solicitados, até dia 10 de Março (inclusive)

Formadora: Dr.ª Sónia Carvalho, Psicóloga, com especialização na área clínica e da saúde. Experiência profissional em diferentes contextos da saúde, no âmbito da formação e intervenção com públicos de diferentes faixas etárias, bem como em contextos de intervenção humanitária de crise e emergência.

Autora dos artigos: “Exploração empírica dos conceitos de mindfulness e evitamento experiencial na explicação do comportamento alimentar: Indicações para o tratamento da obesidade”. Axioma – Publicações da Faculdade de Filosofia (2017); “A Personalidade na Etiologia e Progressão da Doença Física”. Portal dos Psicólogos – Psicologia.com.pt (2010).

Certificação: Cada participante receberá um certificado comprovativo da sua participação.

Introdução ao Mindfulness | 12ª Edição

Data: 22 de Junho de 2019 (Sábado) | Horário: 9h00 às 13h00 | Preço: 17€ | Destinatários: Público em geral com interesse no tema.

O Mindfulness consiste na consciência momento-a-momento. Cultiva-se esta atitude dirigindo a nossa atenção, de forma intencional, a coisas às quais normalmente não dedicamos muito tempo. É uma abordagem sistemática, para que se possam desenvolver novas formas de controlo e sabedoria nas nossas vidas, baseada nas nossas capacidades internas para relaxarmos, dedicarmos a atenção, consciência e insight ao que ocorre ao longo do dia.

Considerando a pertinência desta abordagem, o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional promove o Workshop “Mindfulness: Teoria e Prática, com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos:

Dotar de estratégias para:

  • Reduzir o stress, a ansiedade, a irritabilidade e as preocupações;
  • Aumentar e promover a sua capacidade de concentração e de memória, quer a nível pessoal, quer a nível profissional.

Conteúdos Programáticos:

1. Enquadramento Conceptual
1.1. Conceitos de Mindfulness/Atenção Plena
1.2. Piloto Automático Vs Atenção Plena
1.3. A Prática de Mindfulness

2. Estratégias e Competências de Mindfulness
2.1. Para que serve o Mindfulness?
2.2. Meditação e Respiração
2.3. Competências para a prática de Mindfulness

3. Emoções e Pensamentos
3.1. As Emoções
3.2. Os Pensamentos
3.3. Meditação e Pensamentos: Que relação?

4. Síntese Integrativa

Inscrições: Preencha o formulário em centrohorizontes.pt/inscricao, indicando os dados solicitados, até dia 19 de Junho (inclusive).

Formadora: Dr.ª Sónia Carvalho, Psicóloga, com especialização na área clínica e da saúde. Experiência profissional em diferentes contextos da saúde, no âmbito da formação e intervenção com públicos de diferentes faixas etárias, bem como em contextos de intervenção humanitária de crise e emergência.

Autora dos artigos: “Exploração empírica dos conceitos de mindfulness e evitamento experiencial na explicação do comportamento alimentar: Indicações para o tratamento da obesidade”. Axioma – Publicações da Faculdade de Filosofia (2017); “A Personalidade na Etiologia e Progressão da Doença Física”. Portal dos Psicólogos – Psicologia.com.pt (2010).

Certificação: Inclui Certificado de Participação.

PNL – Programação Neurolinguística: Conceitos Básicos | 8ª Edição

Data: 7 de Dezembro de 2018 (sexta-feira) | Horário: 19h00 às 23h00 | Preço: 15€ | Destinatários: Público em geral com interesse no tema.

Por trás dos nossos comportamentos existe uma estrutura interna de pensamentos e emoções que impactam diretamente nas nossas ações e consequentemente nos resultados que alcançamos nas nossas vidas. Por trás de toda ação existe uma razão, um motivo para agirmos. Assim, a Programação Neurolinguística (PNL) ensina-nos a pensar sobre soluções e resultados. É um modelo único e atualizado de desenvolvimento comportamental. As mudanças comportamentais ocorrem de forma efetiva, pois a PNL foca no somatório do desenvolvimento de capacidades (como fazer) juntamente com a motivação para aplicar (por que fazer).

Considerando relevância desta temática, o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional promove o Workshop PNL – Programação NeuroLinguística: Conceitos Básicos” com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivo Geral:

  • Aprender a utilizar a PNL no quotidiano por forma a promover o próprio potencial e maximizar o potencial dos outros.

Objetivos Específicos:

  • Aprender a usar o corpo e a linguagem de forma mais eficiente;
  • Compreender os objetivos e fundamentos da PNL;
  • Conhecer o funcionamento das estruturas da mente;
  • Aprender a comunicar de forma mais eficiente;
  • Promover a resolução de conflitos positiva.

Conteúdos Programáticos:

  • O que é a PNL;
  • Princípios Básicos e Pressupostos Essenciais;
  • Contextos de aplicação;
  • Sistemas de representação;
  • Esquemas Mentais;
  • O papel das Emoções;
  • Modelos da Comunicação;
  • Estilos de Comunicação;
  • Linguagem verbal e não-verbal.

Inscrições: Preencha o formulário em centrohorizontes.pt/inscricao,  indicando os dados solicitados, até dia 4 de Dezembro (inclusive).

Formadora: Dr.ª Sónia Carvalho, Psicóloga, com especialização na área clínica e da saúde. Experiência profissional em diferentes contextos da saúde, no âmbito da formação e intervenção com públicos de diferentes faixas etárias, bem como em contextos de intervenção humanitária de crise e emergência.

Autora dos artigos: “Exploração empírica dos conceitos de mindfulness e evitamento experiencial na explicação do comportamento alimentar: Indicações para o tratamento da obesidade”. Axioma – Publicações da Faculdade de Filosofia (2017); “A Personalidade na Etiologia e Progressão da Doença Física”. Portal dos Psicólogos – Psicologia.com.pt (2010).

Certificação: Inclui Certificado de Participação.

Alimentação e Nutrição na Gravidez e Aleitamento | 3ª Edição

Data: 13 de Julho de 2019 (Sábado) | Horário: 9h00 às 13h00 | Preço: 15€  | Destinatários: Pais e futuros pais; população em geral, nomeadamente, pessoas que queiram capacitar-se acerca de conhecimentos alimentares e nutricionais de modo a fazer face à gravidez e aleitamento.

Uma alimentação equilibrada e variada é essencial em todas as fases da vida; especialmente durante a gravidez, em que, as necessidades nutricionais aumentam para apoiar o crescimento e desenvolvimento do bebé, bem como, o metabolismo materno. Desta forma, recomenda-se adoção de um estilo de vida saudável, que deve iniciar-se antes da gravidez, para otimizar a saúde da mãe e reduzir o risco de complicações durante a gravidez e de algumas doenças no bebé.

A alimentação inadequada durante a gestação pode comprometer a formação, crescimento e desenvolvimento do bebé. Além de fundamental para o bebé, a alimentação também deve ser vista como uma aliada para as mães, podendo contribuir para o seu bem-estar durante a gestação e amenizar alguns
desconfortos possíveis dessa fase, como: prisão de ventre, cansaço excessivo, náuseas e vómitos. Por outro lado, o período de amamentação é exigente do ponto de vista nutricional, especialmente para a mulher em que a amamentação é a única forma de nutrir o seu bebé.

Os fatores que afetam a produção de leite são a frequência, duração e intensidade da sucção pelo bebé e a hidratação materna. Contudo, a composição do leite varia de acordo com a alimentação da mãe. O leite materno tem a composição nutricional ideal para a alimentação do bebé e para suprir as necessidades para se desenvolver e crescer.

Assim, o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, promove o  Workshop Alimentação e Nutrição na Gravidez e Aleitamento, com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos Gerais:

  • Abordar a alimentação saudável e adequada na gravidez e aleitamento de forma a garantir
    um bom estado nutricional e de saúde da mãe e do bebé.

Objetivos Específicos:

  • Compreender a importância da alimentação saudável e adequada na gravidez e aleitamento;
  • Identificar o ganho de peso recomendado na gravidez;
  • Indicar as necessidades nutricionais na gravidez (Energia, Proteína, Hidratos de Carbono, Gordura, Vitaminas e Minerais);
  • Compreender os cuidados alimentares a ter durante a gravidez, nomeadamente o consumo de determinados alimentos/substâncias e suas respetivas consequências, bem como, quais as situações que podem ocorrer durante a mesma;
  • Abordar os cuidados alimentares face aos vómitos, náuseas, azia, obstipação que podem ocorrer durante a gravidez e como combate-los/soluções;
  • Compreender as orientações para uma alimentação Saudável;
  • Evidenciar os pontos para uma alimentação saudável, bem como, a constituição e organização de um dia alimentar;
  • Abordar a constituição e vantagens da amamentação para a mãe e para o bebé;
  • Abordar a importância dos cuidados alimentares na Lactante.

Conteúdos Programáticos:

  1. Importância de uma alimentação saudável e adequada na Gravidez;
  2. Ganho ponderal recomendado na Gravidez;
  3. Alimentação e Nutrição na Gravidez:
    • Energia;
    • Proteína;
    • Hidratos de Carbono;
    • Gordura;
    • Ácido fólico;
    • Ferro;
    • Iodo;
    • Cálcio e Vitamina D;
    • Zinco;
    • Magnésio;
  4. Alimentos a ter em atenção:
    • Bebidas alcoólicas;
    • Cafeína;
    • Sal e produtos salgados;
    • Adoçantes;
    • Açúcar e produtos açucarados;
  5. Alimentos a evitar;
  6. Problemas relacionados com a Alimentação na Gravidez:
    • Náuseas, vómitos e azia;
    • Obstipação;
  7. Orientações para uma alimentação saudável na Gravidez;
  8. Aleitamento materno:
    • Vantagens para o bebé;
    • Vantagens para a mãe;
    • Alimentação da lactante;
    • Mitos e Verdades;
  9. Súmula.

Inscrições: Preencha o formulário em centrohorizontes.pt/inscricao,  indicando os dados solicitados, até dia 10 de Julho (inclusive)

Formadora: Drª Maria Neto, Licenciada em Ciências da Nutrição; Formadora Certificada.

Certificação: No final do workshop, cada participante receberá um certificado comprovativo da sua participação.

Alzheimer – Orientações para Cuidadores | 5ª Edição

Data: 21 de Novembro de 2018  (Quarta-feira) | Horário: 19h00 às 23h00 | Preço: 15€ | Destinatários: Psicólogos, estudantes de psicologia, outros profissionais com interesse no tema; familiares/cuidadores de pessoas com Doença de Alzheimer.

Estima-se que em Portugal existam mais de 160 mil pessoas com demência, sendo que a Doença de Alzheimer é o tipo mais comum (entre 50 a 70% dos casos de demência registados).

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, progressiva e irreversível, que afeta as capacidades cognitivas do doente.Os sintomas iniciais  da doença incluem: perda de memória, desorientação espacial e temporal, confusão e problemas de raciocínio ou pensamento, culminando em alterações de comportamento, personalidade e da capacidade funcional da pessoa, até à total perda de autonomia.

Reconhecendo que cuidar de alguém com Doença de Alzheimer é um processo emocional e fisicamente desgastante,que pode trazer consequências negativas quer para a saúde física, quer para a saúde mental dos cuidadores (familiares ou profissionais), o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, promove o Workshop “Alzheimer – Orientações para Cuidadores” com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos Gerais:

  • Compreender a doença de Alzheimer e sua evolução;
  • Compreender o impacto da doença no doente e no cuidador.

Objetivos Específicos:

No final da ação os formandos deverão ser capazes de:

  1. Conhecer a doença de alzheimer: sinais e sintomas;
  2. Compreender o impacto da doença na vida diária do doente;
  3. Conhecer as alterações necessárias para a gestão da vida diária do doente: higiene, etc;
  4. Compreender o impacto do cuidar na vida do cuidador;
  5. Aprender estratégias para lidar com impacto da doença na vida do cuidador.

Conteúdos Programáticos:

  • A Doença de Alzheimer: Incidência, prevalência e fatores de risco;
  • Critérios de diagnóstico e importância do diagnóstico precoce;
  • Compreender a pessoa com Doença de Alzheimer;
  • Principais alterações Cognitivas, Psicológicas e Comportamentais;
  • Alterações nas atividades de vida diária e o seu impacto no doente e no cuidador;
  • Orientações aos Cuidadores: Estratégias para lidar com o doente de Alzheimer.

Inscrições: Preencha o formulário em centrohorizontes.pt/inscricao,  indicando os dados solicitados, até dia 19 de Novembro (inclusive)

Formadora: Drª Sónia Carvalho, Psicóloga, com especialização na área clínica e da saúde. Experiência profissional em diferentes contextos da saúde, no âmbito da formação e intervenção com públicos de diferentes faixas etárias, bem como em contextos de intervenção humanitária de crise e emergência.

Autora dos artigos: “Exploração empírica dos conceitos de mindfulness e evitamento experiencial na explicação do comportamento alimentar: Indicações para o tratamento da obesidade”. Axioma – Publicações da Faculdade de Filosofia (2017); “A Personalidade na Etiologia e Progressão da Doença Física”. Portal dos Psicólogos – Psicologia.com.pt (2010).

Certificação: Inclui Certificado de Participação.

Técnicas de Meditação para Crianças e Jovens (3ª Edição)

Data: 26 de Janeiro de 2019  (Sábado) | Horário: 9h00 às 13h00 | Preço: 20€ | Destinatários: Pais; Professores; Educadores; Terapeutas; Auxiliares; Psicólogos e todas as pessoas interessadas em desenvolver práticas que contribuam, para o bem estar geral das crianças e jovens.

Neste Workshop os adultos ficarão com os conhecimentos necessários para ajudar a criança/adolescente, a acalmar e a manter o foco. Desta forma será possível viver uma vida mais plena e consciente. No dia a dia as aulas, serão com certeza mais proveitosas e entre pais e filhos surgirá um elo de compreensão e afetividade diferente.
As pessoas que aprendem e praticam a meditação desde crianças têm ferramentas para controlar a ansiedade e manter o foco/ atenção, que podem ser utilizadas ao longo da vida, permitindo-lhes viver de forma plena e consciente.

Verificando a pertinência desta temática, o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, promove o Workshop  Técnicas de Meditação para Crianças e Jovens, com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos Gerais:

  • Meditação, definição e identificação de diferentes meditações;
  • Conhecer os seus benefícios;
  • Importância da respiração e diferentes respirações;
  • Comunicação positiva (empatia/ negociação);
  • Contribuir para uma educação consciente.

Objetivos Específicos:

  • Aquisição de conhecimentos para ajudar crianças e jovens a acalmar, concentrar e melhorar a atenção.

Conteúdos Programáticos:

  • O que é a Meditação e para que serve (Benefícios);
  • Diferentes Meditações para várias idades;
  • A importância da respiração e várias respirações;
  • Exercícios Práticos;
  • Disciplina Positiva – Tipos e estratégias de comunicação com crianças (comunicação positiva);
  • Educação consciente (educar com o coração);
  • Elementos comuns da comunicação (Empatia/Negociação);
  • Como incentivar a criança e / ou jovem a meditar (várias técnicas);
  • Práticas e Metodologias;
  • Exercícios Práticos

Inscrições: Preencha o formulário em centrohorizontes.pt/inscricao,  indicando os dados solicitados, até dia 23 de Janeiro (inclusive)

Formadora: Drª Vera Cardoso, licenciada em serviço social. Professora de Yoga e Mindfulness para crianças, com vasta experiência como formadora e professora de relaxamento.

Certificação: Cada participante receberá um certificado comprovativo da sua participação.

Rotulagem Alimentar: Uma escolha consciente | 5ª Edição

Data: 6 de Julho de 2019  (Sábado) | Horário: 9h00 às 13h00 | Preço: 15€ | Destinatários: População em geral: Todos aqueles que pretendam capacitar-se  para  escolhas  alimentares  saudáveis e adequadas.

A Rotulagem Alimentar é uma ferramenta de comunicação entre os produtos alimentares e os consumidores.

A Rotulagem Alimentar e Nutricional dos géneros alimentícios é de extrema relevância, permitindo aos consumidores fazerem escolhas alimentares conscientes, informadas e adequadas às suas necessidades e preferências, bem como, efetuar uma utilização mais segura e adequada, nomeadamente no que concerne ao correto armazenamento, preparação e consumo dos alimentos.

O crescente interesse do consumidor pela relação entre a alimentação e a saúde veio acentuar o interesse pela rotulagem nutricional, que se tornou um determinante da escolha alimentar.

Verificando a pertinência desta temática, o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, promove o Workshop Rotulagem Alimentar: Uma escolha consciente, com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos Gerais:

  • Saber aplicar os conhecimentos adquiridos no quotidiano, nas suas escolhas alimentares, através da análise de Rótulos Alimentares.

Objetivos Específicos:

  • Compreender a importância dos Rótulos Alimentares;
  • Definir o que é um Rotulo Alimentar;
  • Identificar as menções obrigatórias e facultativas constituintes de um Rótulo Alimentar;
  • Distinguir informação nutricional simples de informação nutricional complexa;
  • Identificar os elementos que compõem um Rótulo Alimentar;
  • Compreender, apreender e identificar os itens importantes de um rótulo alimentar;
  • Compreender e apreender o significado de cada valor presente na tabela nutricional, bem como  o seu papel na dieta diária;
  • Definir valores aceitáveis de lípidos, lípidos saturados, açúcares e sal para alimentos por 100g e para bebidas por 100ml;
  • Distinguir os diferentes conceitos de Alegações Nutricionais e de Saúde;
  • Enumerar os cuidados a ter no momento de escolha de produtos alimentares;
  • Enumerar as mais-valias e vantagens da leitura e interpretação dos Rótulos Alimentares.

Conteúdos Programáticos:

  1. Contextualização do tema
    • Definição do conceito de Rotulagem e sua importância
  1. Rotulagem Alimentar
    • Enquadramento legal — Regulamento (UE) N°1169/2011
    • Menções obrigatórias
    • Apresentação da Rotulagem Alimentar
    • Declaração Nutricional
    • Apresentação da Declaração Nutricional
    • Informações voluntárias sobre os géneros alimentícios
  1. Composição do rótulo alimentar
    • Leitura do rótulo alimentar
    • Leitura da informação nutricional
    • Cuidados no momento da aquisição de produtos alimentares
  1. Alegações nutricionais e de saúde
    • Enquadramento
    • Definições
    • Importância na escolha dos alimentos
    • Interpretação da informação de alegações nutricionais
    • Interpretação da informação de alegações de saúde
  1. Importância de uma correta leitura/interpretação dos rótulos para escolhas alimentares conscientes e adequadas

Inscrições: Preencha o formulário em centrohorizontes.pt/inscricao,  indicando os dados solicitados, até dia 3 de Julho (inclusive).

Formadora: Drª Maria Neto, Licenciada em Ciências da Nutrição; Formadora Certificada.

Certificação: Cada participante receberá um certificado comprovativo da sua participação.

Birras e Recusas Alimentares: Como Lidar? | 6ª Edição

Data: 13 de Julho de 2019  (Sábado) | Horário: 14h00 às 18h00 | Preço: 15€ | Destinatários: População em geral, com interesse nesta temática; Pais, futuros pais e cuidadores (família, babysitter, funcionários(as) de lares, creches, jardins de infância, entre outros).

Muitas vezes nos deparamos com dúvidas, dificuldades ou problemas na alimentação dos mais pequenos.

Assim, é importante compreender as crianças e respeitar os seus momentos de saciedade e de fome, bem como adequar a alimentação a esses parâmetros, à rotina familiar e à fase de iniciação alimentar familiar. Este momento é crucial para a relação familiar, aliado à criação de competências para lidar com a recusa alimentar e/ou com as birras alimentares, bem como para conseguir estimular o consumo de certos alimentos, de modo a que na base da alimentação esteja patente a Roda dos Alimentos para uma alimentação saudável, ou seja, uma alimentação equilibrada, variada e completa.

Verificando a pertinência desta temática, o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, promove o Workshop Rotulagem Alimentar: Uma escolha consciente, com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos Gerais:

  • Capacitar os pais, futuros pais e cuidadores sobre como deve ser a alimentação;
  • Lidar com as birras e recusas alimentares;
  • Estimular hábitos alimentares saudáveis e adequados.

Objetivos Específicos:

  • Identificar e enumerar os pontos-chave para uma alimentação saudável e adequada;
  • Compreender e identificar a introdução alimentar no primeiro ano de vida;
  • Saber qual a postura e linguagem a adotar perante a recusa alimentar e/ou birras alimentares;
  • Saber qual a postura e linguagem a adotar de modo a estimular o consumo de certos alimentos;
  • Enumerar os alimentos a permitir e a restringir;
  • Identificar a base para uma alimentação saudável (roda dos alimentos).

Conteúdos Programáticos:

  1. Contextualização do tema
  2. Como deve ser a alimentação do meu filho/criança
  3. Como iniciar a alimentação familiar
  4. Como lidar com a recusa alimentar
  5. Como lidar com as birras alimentares
  6. Como devo estimular o consumo de certos alimentos?
  7. Que alimentos permitir e restringir
  8. Alimentação Saudável e adequada

Inscrições: Preencha o formulário em centrohorizontes.pt/inscricao,  indicando os dados solicitados, até dia 10 de Julho (inclusive)

Formadora: Drª Maria Neto, Licenciada em Ciências da Nutrição; Formadora Certificada.

Certificação: Cada participante receberá um certificado comprovativo da sua participação.

Desperdício Alimentar: Como Reduzir? | 3ª Edição

Data: 6 de Julho de 2019  (Sábado) | Horário: 14h00 às 18h00 | Preço: 15€ | Destinatários: População em geral. Todos aqueles que pretendam aprender um estilo de vida saudável aliado à diminuição de custos alimentares, contribuindo para a sustentabilidade alimentar e ambiental.

A alimentação ocupa um lugar importante na gestão da economia familiar. No entanto, nas casas portuguesas são desperdiçadas cerca de 324 mil toneladas de alimentos. Para além das consequências negativas para a economia doméstica com o desperdício, também é nefasto para o ambiente.

Deste modo, é importante, através de uma alimentação consciente, refletir sobre o nível de desperdício, sustentabilidade alimentar, bem como repensar o consumo alimentar, adoptando para tal práticas de consumo responsáveis, de modo a reduzir, reutilizar e reciclar recursos fundamentais.

Neste workshop visa-se a promoção de uma alimentação saudável aliada à prática de uma alimentação sustentável, assumindo um compromisso no combate do desperdício alimentar.

Verificando a pertinência desta temática, o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, promove o Workshop Desperdício Alimentar: Como Reduzir?, com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos Gerais:

  • Elucidar e capacitar a população para a importância de práticas de consumo responsáveis, aliada à alimentação saudável e sustentável, quer para o ambiente quer para a economia familiar.

Objetivos Específicos:

  • Perceber o impacto do desperdício alimentar para o ambiente e para a economia;
  • Repensar os atos no momento das compras, armazenamento, na preparação/confeção e no consumo;
  • Enunciar formas de reciclar e reutilizar;
  • Perceber a importância e as mais-valias de respeitar a sazonalidade;
  • Aprender a construir uma refeição sustentável;
  • Identificar a dieta mediterrânica como padrão alimentar sustentável;
  • Compreender a importância de cumprir determinadas recomendações do presente para um futuro saudável e sustentável;
  • Aprender a utilizar sobras de alimentos na aplicabilidade de receitas.

Conteúdos Programáticos:

  1. Contextualização do tema
  2. Factos e números
  3. Eco-enciclopédia
  4. Refeições diárias e sustentabilidade
    • Calendário da Sazonalidade
    • Alimentação e sustentabilidade
    • Como construir uma refeição sustentável
  5. Dieta Mediterrânica: um exemplo de um padrão alimentar sustentável
  6. Sustentabilidade extra
    • Modelo da dupla pirâmide
    • Programa “Portugal Sou Eu”
    • Movimento “Slow Food”
  7. Recomendações do presente para o futuro
  8. Repensar nas compras, no armazenamento, na preparação/confeção e no consumo
  9. Reduzir
  10. Reutilizar
  11. Reciclar
  12. Dicas e receitas de aproveitamento de sobras de alimentos

Inscrições: Preencha o formulário em centrohorizontes.pt/inscricao,  indicando os dados solicitados, até dia 3 de Julho (inclusive)

Formadora: Drª Maria Neto, Licenciada em Ciências da Nutrição; Formadora Certificada.

Certificação: Cada participante receberá um certificado comprovativo da sua participação.

Saúde Mental na 3ª Idade: Que recursos? | 3ª Edição

Data: 21 de Fevereiro de 2019 (Quinta-feira) | Horário: 19h00 às 23h00 | Preço: 15€ | Destinatários: Familiares e/ou cuidadores de pessoas com Alzheimer e outras demências; Profissionais com interesse no tema; Público em geral, com interesse nesta temática.

A saúde mental faz parte da definição de saúde, ou seja, “estado de completo bem-estar físico, mental e social” (OMS). Apesar de nos últimos tempos se ouvir falar muito sobre saúde mental, sabe-se que é um tema pouco esclarecido e desvalorizado pela sociedade.

Devido ao aumento da esperança média de vida, sente-se a preocupação e necessidade de intervir no envelhecimento, nomeadamente nas principais alterações que lhe estão associadas. As alterações cognitivas têm um forte impacto na qualidade de vida das pessoas, pois muitas vezes estas alterações são o início de algumas patologias, nomeadamente as demências.

Verificando a pertinência desta temática, o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, promove o Workshop Saúde Mental na 3ª Idade: Que recursos?, com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos Gerais:

  • Aquisição de conhecimentos teóricos e práticos, na área do Trabalho Social e Orientações;
  • Identificar e prestar adequadamente os cuidados de saúde mental na pessoa idosa.

Objetivos Específicos:

  • Identificar as questões relacionadas com a saúde mental em geral e com a saúde mental da pessoa idosa em particular;
  • Enunciar as noções de psicopatologia da pessoa idosa;
  • Diferenciar os recursos comunitários de apoio à pessoa idosa com doença mental.

Conteúdos Programáticos:

  • Módulo I: Saúde Mental e Recursos
    • O processo de envelhecimento
    • Velhice e as alterações cognitivas
    • Definir saúde mental
    • Promoção da saúde mental
    • Saúde Mental e comunidade
  • Módulo II: Psicopatologia da pessoa idosa
    • Conceito normal e patológico
    • Definição de doença mental
    • Envelhecimento normal e patológico
    • Diferença entre Depressão e Tristeza
    • Demência
    • Alzheimer
    • Demência Vascular
    • Doença de Parkinson associados à demência
    • Perturbações sensoriais (alucinações e delírio)
    • Conselhos a ter com as pessoas idosas que apresentam perturbações sensoriais
  • Módulo III:  Recursos comunitários de apoio
    • Respostas sociais de apoio à pessoa idosa com doença mental
    • Respostas centradas no cuidado à pessoa idosa com doença mental
    • Associações de apoio
    • A Família

Inscrições: Preencha o formulário em centrohorizontes.pt/inscricao,  indicando os dados solicitados, até dia 18 de Fevereiro (inclusive)

Formadora: Drª Tânia Pereira, Educadora Social, Pós-graduada em Metodologias de Intervenção em Gerontologia; Animadora Sócio – Cultural com Idosos; Formadora Certificada.

Certificação: Inclui Certificado de Participação.

A dor além do prazer – Intervenção Psicodinâmica nas Adições | 3ª Edição

Data: 10 de Agosto de 2019 (Sábado) | Horário: das 9h00 às 13h00; das 14h às 18h | Duração: 8 horas | Preço: 35€ | Destinatários: Psicólogos membros efetivos e estagiários da OPP; Estudantes de Psicologia.

O abuso de substâncias constitui-se como um problema de saúde pública, com graves implicações na comunidade (WHO, 2016). Face à problemática dos consumos de substâncias e perante o crescente consumo das “novas drogas” torna-se importante refletir sobre esta problemática a nível clínico desenvolvendo assim capacidades interventivas atualizadas e eficazes.

Considerando então uma perspetiva psicodinâmica, a adição surge como um sintoma que reflete as dificuldades do sujeito em lidar com a dor, com o vazio e o sofrimento psíquico por que passa (Fleming, 2005). Quando confrontado com situações de maior stress, ou quando se depara com ameaças à sua integridade física ou emocional, recorre à substância ou tipo de adição como forma de aliviar este vazio, uma “dor mental insuportável” como Fleming (2005) caracteriza. É por isso crucial intervir em profundidade e com rigor profissional, proporcionando ao paciente um espaço de confiança e livre expressão, permitindo o aumento da capacidade de se pensar e a resolução dos seus conflitos internos.

Verificando a pertinência desta temática, o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, promove o Workshop “A dor Além do prazer” – Intervenção Psicodinâmica nas Adições, com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos Gerais:

  • Compreender a problemática numa leitura psicodinâmica;
  • Desenvolver capacidades clínicas para a intervenção nas adições adquirindo competências teóricas e práticas de base psicodinâmica.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer a evolução da problemática das adições e o panorama nacional;
  • Distinguir os diversos tipos de adições;
  • Ao nível das adições químicas conhecer a atualidade do mercado: “novas drogas”;
  • Compreender a problemática das adições numa linha psicodinâmica: a adição enquanto sintoma;
  • Saber avaliar e diagnosticar as adições: diagnóstico estrutural;
  • Compreender e aplicar as diversas técnicas utilizadas na intervenção psicodinâmica das adições.

Conteúdos Programáticos:

  • Módulo I: Contextualização
    • Evolução Histórica das Intervenções
    • Estado da Arte no Panorama Nacional
    • Tipos de Adições: Químicas e Comportamentais
    • As Novas Drogas
  • Módulo II: Enquadramento Psicodinâmico
    • Adições: Leitura Psicodinâmica
    • Avaliação e Diagnóstico Psicodinâmico: Patologia Dual e Comorbilidade.
  • Módulo III: Intervenção Psicodinâmica
    • A Relação Continente/Conteúdo
    • Função de Revêrie (Bion) e Holding (Winnicott)
    • Transferência e Contratransferência
    • Análise e Discussão de Vinhetas Clínicas

Inscrições: Preencha o formulário em centrohorizontes.pt/inscricao,  indicando os dados solicitados, até dia 7 de Agosto (inclusive)

Formadora: Dr.ª Ana Paula Mendes, Psicóloga, com subespecialização na área Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas. Psicóloga Clínica e Formadora no “Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional”. Experiência profissional e formação em diferentes contextos da saúde, no âmbito da intervenção com públicos de diferentes faixas etárias e contextos de intervenção.
Autora da comunicação oral no IV congresso OPP: “A função contentora na parentalidade e construção de identidade: Estudo de Caso” (2018).

Certificação: Inclui Certificado de Participação.

Teatro, Música e Dança: Recursos Educativos | 2ª Edição

Data: 16 de Março de 2019 (Sábado) | Horário: das 9h00 às 13h00; das 14h às 18h | Duração: 8 horas | Preço: 30€ | Destinatários: Público em geral com interesse na temática, especialmente aqueles que tenham contacto com crianças (por exemplo: pais, professores, educadores, entre outros).

Nos tempos de hoje muito se tem discutido sobre o papel da escola como modelador e criador de “cópias”. É certo que temos que lutar contra esta reprodução e a arte toma aqui um papel muito importante.

Existem diferentes formas de manifestação artística, são exemplos o teatro, a música e a dança. A arte tem imensa importância para a sociedade em geral, é ela que cria o contacto entre o ser humano e a cultura. Por tal, torna-se importante o seu trabalho desde idades bem reduzidas. É uma ferramenta que permite às crianças e aos adultos dialogar com o mundo e, a partir dela, expressar e desenvolver as suas individualidades, sentimentos e conhecimento de si próprio e dos outros. Neste sentido, deve ser introduzida nas nossas práticas educativas.

Verificando a pertinência desta temática, o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, promove o Workshop Teatro, Música e Dança: Recursos Educativos, com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos Gerais:

  • Compreender a importância do trabalho do teatro, da música e da dança em contexto educativo;
  • Recolher um conjunto de experiências de aprendizagem possíveis de concretizar em contexto educativo.

Objetivos Específicos:

  • Compreender o que se entende por Dança, Música e Teatro;
  • Reconhecer a importância das artes performativas e da música em contexto educativo;
  • A visão das orientações curriculares para a Educação Pré-Escolar e dos Programas e Metas Curriculares para o 1.º Ciclo do Ensino Básico;
  • Recolher um conjunto de experiências de aprendizagem possíveis de concretizar em contexto educativo.

Conteúdos Programáticos:

  • Conceitos: Dança, Música e Teatro;
  • Importância das artes performativas e da música em contexto educativo;
  • A visão das orientações curriculares para a Educação Pré-Escolar e dos Programas e Metas Curriculares para o 1.º Ciclo do Ensino Básico;
  • Recursos educativos para o trabalho da Dança, Música e Teatro.

Inscrições: Preencha o formulário em centrohorizontes.pt/inscricao,  indicando os dados solicitados, até dia 13 de Marlço (inclusive)

Formadora: Professora Cristiana Ribeiro. Licenciada em Educação Básica, Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico pelo Instituto Politécnico de Bragança – Escola Superior de Educação, com especialização em Igualdade de Género.

Certificação: Inclui Certificado de Participação.

Animação em Geriatria: Conceitos, Princípios e Técnicas

Data: 28 de Fevereiro de 2019 (Quinta-feira) | Horário: das 19h às 23h | Duração: 4 horas | Preço: 15€ | Destinatários: Profissionais da área da animação e da área social; Técnicos de Formação/ Educação; Auxiliares de Geriatria; Outros com interesse na temática.

A animação de idosos é fundamental na atualidade, tendo em conta a importância da qualidade de vida e bem-estar dos idosos. Representa um conjunto de técnicas e passos, com vista a facilitar o desenvolvimento de uma vida mais ativa, criativa, assim como promover uma melhoria nas relações e na comunicação com os outros. Sobressai-se também pela contribuição que dá na participação na vida da comunidade da qual o idoso faz parte, desenvolvendo a personalidade, trabalhando a autoestima e a sua autonomia.

Verificando a pertinência desta temática, o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, promove o Workshop Animação em Geriatria: Conceitos, Princípios e Técnicas, com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos Gerais:

  • Compreender o que é a animação e os seus princípios, assim como papel do animador.
  • Conhecer a importância da animação e da comunicação na vida dos idosos.
  • Planificar e avaliar uma sessão de atividades / jogos.

Objetivos Específicos:

  • Reconhecer a importância de comunicar e de compreender a pessoa idosa.
  • Reconhecer a importância da animação nas atividades com idosos.
  • Identificar e organizar instrumentos e técnicas específicas na área da animação da pessoa idosa.
  • Reconhecer a importância da socioterapia como forma integradora da pessoa idosa.

Conteúdos Programáticos:

  1. Comunicação: Análise Transacional
    • Análise estrutural;
    • Análise das transações;
    • Carícias;
    • Posições existenciais;
    • Jogos Psicológicos;
    • Estruturação do tempo;
    • Argumento de vida;
    • Contrato.
  2.  Animação
    • A importância da animação como terapia na manutenção e desenvolvimento das capacidades e potencialidades da pessoa idosa e sua integração na comunidade.
    • Perfil do animador.
  3. Técnicas de Animação
    • Técnicas de animação de grupos;
    • Motivação;
    • Dinâmica de grupos;
    • Avaliação da aplicação das técnicas;
    • Elaboração de um guião de entrevista.
  4.  Socioterapia
    • Importância da socioterapia;
    • Trabalho produtivo e trabalho lúdico;
    • Importância do lazer;
    • Lazer e atividade;
    • A 3ª idade numa perspetiva preventiva.

Inscrições: Preencha o formulário em centrohorizontes.pt/inscricao,  indicando os dados solicitados, até dia 25 de Fevereiro (inclusive)

Formadora: Drª Tânia Pereira, Educadora Social, Pós-graduada em Metodologias de Intervenção em Gerontologia; Animadora Sócio – Cultural com Idosos; Formadora Certificada.

Certificação: Inclui Certificado de Participação.

Nutrição e Alimentação no Desporto | 4ª Edição

Data: 29 de Junho de 2019 (Sábado) | Horário: das 14h às 18h | Duração: 4 horas | Preço: 17€ | Destinatários: População em geral, em destaque, atletas, praticantes de exercício físico, profissionais do desporto.

Se se considerar que a única forma do nosso organismo obter energia e nutrientes é através da alimentação, é fácil de compreender a importância da Nutrição no desporto. A nutrição desportiva assume um papel crucial, garantindo um aporte de nutrientes essenciais para a preparação, recuperação e adaptação ao exercício físico.

A alimentação contribui favoravelmente para um melhor rendimento e recuperação do exercício através de estratégias nutricionais adequadas e individualmente planeadas. Estratégias essas, baseadas no cálculo das necessidades energéticas, do tipo, quantidade e momento de ingestão nutricional e de fluidos para uma melhor adaptação ao treino, bem como, manter e promover o estado de saúde.

Para maximizar a performance, a alimentação do atleta/praticante de exercício físico deve ser flexível, tendo em conta, o estilo de vida e preferências alimentares em sinergia com os objetivos de cada fase.

Verificando a pertinência desta temática, o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, promove o Workshop Nutrição e Alimentação no Desporto, com os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos Gerais:

  • Reconhecer a importância da nutrição/alimentação como uma estratégia crucial para garantir o correto e adequado aporte de nutrientes essenciais para um melhor rendimento e recuperação do exercício físico.

Objetivos Específicos:

  • Compreender a importância da Nutrição no desporto, nomeadamente, no rendimento e recuperação;
  • Identificar as necessidades energéticas;
  • Identificar e reconhecer as necessidades de proteína, de hidratos de carbono, de gordura e de fluídos;
  • Identificar as estratégias para a estimulação da síntese proteica muscular, para maximizar o rendimento e para a perda de peso;
  • Reconhecer os suplementos alimentares inerentes ao desporto, bem como, as consequências do incorreto uso.

Conteúdos Programáticos:

1. Introdução ao tema
2. Necessidades energéticas
3. Necessidades de Proteína
4. Necessidades de Hidratos de Carbono
5. Necessidades de Gordura
6. Fluídos
7. Estratégias para a estimulação da síntese proteica muscular
8. Estratégias para a maximização do rendimento

Inscrições: Preencha o formulário em centrohorizontes.pt/inscricao,  indicando os dados solicitados, até dia 26 de Junho (inclusive).

Formadora: Drª Maria Neto, Licenciada em Ciências da Nutrição; Formadora Certificada.

Certificação: Inclui Certificado de Participação.

O Brincar e Jogo Simbólico | 4ª Edição

Data: 31 de Julho de 2019 (Quarta-feira) | Horário: das 19h às 23h | Duração: 4 horas | Preço: 17€ | Destinatários: Público em geral; profissionais interessados na área, comunidade educativa e pais/cuidadores.

O Brincar e o Jogo fazem parte das atividades diárias das crianças representando assim uma função desenvolvimental e promotora do saudável crescimento.

É através do brincar e do jogo que a criança explora o meio que a rodeia permitindo a sua descoberta e a dos outros, rumo à construção da sua entidade. O simbolismo inerente às brincadeiras é o mecanismo que permite tal descoberta e construção, funcionando como uma âncora para a criação das representações mentais da criança. Além da componente identitária, o brincar e o jogo ajudam na promoção de diversas capacidades, como o raciocínio, criatividade, psicomotricidade e ainda possibilitam a criação de relações interpessoais fortes e saudáveis.

Por tal valor, atualmente importa ainda descobrir junto dos pais e dos vários cuidadores como incorporar o brincar e o jogo no quotidiano da família e do sistema educativo, ainda que pareça uma tarefa impossível perante tanta azáfama e pressões externas. É neste contexto que o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, promove o Workshop O Brincar e Jogo Simbólico, onde se irá refletir sobre a relevância das atividades infantis, propondo os para tal os seguintes objetivos e conteúdos:

Objetivos Gerais:

  • Entender o Brincar e o Jogo como um meio simbólico de expressão.
  • Conhecer o uso do Brincar e do Jogo como métodos terapêuticos eficazes.
  • O Brincar e o Jogo como ferramentas diárias para o saudável desenvolvimento da criança.

Objetivos Específicos:

  • Aliar o Brincar e o Jogo às etapas desenvolvimentais da criança.
  • Enquadrar o brincar e o jogo na atual sociedade e reconhecer a sua importância nos diferentes contextos.
  • Entender o brincar como uma atividade promotora do raciocínio, da criatividade, das relações interpessoais e familiares saudáveis.
  • Compreender o brincar como um meio para a regulação emocional e física e como ponte para a construção da identidade.
  • Desenvolver estratégias lúdicas que permitem o uso do brincar e do jogo no sistema educativo, na parentalidade e na restante comunidade.

Conteúdos Programáticos:

  1. Enquadramento

1.1. O brincar e o jogo na atualidade

1.2. O papel das novas tecnologias

1.3. Etapas do desenvolvimento infantil: a perspetiva de Piaget e de Freud

  1. Funções do Brincar e do Jogo

2.1 O simbolismo no mundo da criança

2.2. A cognição, a socialização e as emoções

2.3. Construção de identidade

  1. Brincar, Jogar e Educar

3.1. As diferentes formas de brincar

3.2. O brincar e a parentalidade

3.3. O brincar e a escola

3.4. Estratégias lúdicas

4. Síntese integrativa

Inscrições: Preencha o formulário em centrohorizontes.pt/inscricao,  indicando os dados solicitados, até dia 28 de Julho (inclusive).

Formadora: Dr.ª Ana Paula Mendes, Psicóloga Clínica, com subespecialização na área Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas. Formadora certificada e autora da comunicação oral no IV congresso OPP: “A função contentora na parentalidade e construção de identidade: Estudo de Caso” (2018).

Certificação: Inclui Certificado de Participação.

Perturbações Alimentares na Adolescência | 2ª Edição

Data: 25 de Julho de 2019 (Quinta-feira) | Horário: das 19h às 23h | Duração: 4 horas | Preço: 17€ | Destinatários: Público em geral; Profissionais (Psicólogos, Professores, Enfermeiros, entre outros); comunidade educativa; pais/cuidadores.

A adolescência é descoberta e definição: vamos ao nosso encontro, enquadramo-nos num grupo social e estruturamos a nossa identidade. É também um turbilhão: uma tempestade emocional, instabilidade e caos, a procura pela aceitação e integração enquanto pessoas. É nesta fase que a aceitação num grupo, na família, pode significar várias dificuldades e quando as mesmas não encontram sentido podem manifestar-se fisicamente. É assim que o corpo e mente falam, através dos sintomas – um corpo físico que procura os padrões sociais estimados e um corpo mental que procura definir-se, mas não encontra respostas nem uma base segura. As perturbações do comportamento alimentar surgem muitas vezes neste contexto, através de uma necessidade de ser aceite e amado, direcionando assim os pensamentos e emoções para a forma e peso corporal idealizado, em busca do preenchimento afetivo e da anulação do afeto negativo.

É neste contexto e considerando a relevância da temática que o Horizontes – Centro de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, promove o Workshop Perturbações Alimentares na Adolescência, propondo os seguintes objetivos e conteúdos programáticos:

Objetivos Gerais:

  • Identificar os vários tipos de patologia alimentar e compreendê-los num contexto biopsicossocial: o comportamento alimentar enquanto sintoma.
  • Analisar a fase da adolescência enquanto descoberta e construção de identidade.
  • Identificar formas de lidar com estas dificuldades no seio familiar e comunitário.

Objetivos Específicos:

  • Identificar os processos inerentes à fase desenvolvimental da adolescência;
  • Analisar a importância do contexto e dos padrões sociais na etiologia das perturbações do comportamento alimentar;
  • Identificar factores de risco para as perturbações alimentares;
  • Identificar os vários tipos de perturbações alimentares: Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa e Perturbação de Ingestão Compulsiva;
  • Compreender o fenómeno numa perspetiva familiar e social: estratégias para lidar com tais problemáticas.

Conteúdos Programáticos:

  1. Enquadramento

1.1. O que são perturbações do comportamento alimentar

1.2. Qual a prevalência das perturbações do comportamento alimentar

1.3. Factores de risco para as perturbações do comportamento alimentar

  1. Tipos de perturbações do comportamento alimentar

2.1. Anorexia Nervosa

2.2. Bulimia Nervosa

2.3. Perturbação de Ingestão Compulsiva

  1. A adolescência e as Perturbações do Comportamento Alimentar

3.1 Aspetos desenvolvimentais: o que acontece na adolescência?

3.2. A cognição, a socialização e as emoções – Construção de identidade

3.3. As pressões sociais e o papel da vinculação

3.4. O que está por de trás da perturbação alimentar?

  1. Estratégias para lidar para as perturbações do comportamento alimentar
  2. Síntese integrativa

Inscrições: Preencha o formulário em centrohorizontes.pt/inscricao,  indicando os dados solicitados, até dia 22 de Julho (inclusive).

Formadora: Dr.ª Ana Paula Mendes, Psicóloga Clínica, com subespecialização na área Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas. Formadora certificada e autora da comunicação oral no IV congresso OPP: “A função contentora na parentalidade e construção de identidade: Estudo de Caso” (2018).

Certificação: Inclui Certificado de Participação.

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